Dória manda Tropa de Choque na reintegração de posse em área indígena no Jaraguá

Revista Fórum - https://revistaforum.com.br - 10/03/2020
Os Indígenas da etnia Guarani Mbya ocupam o terreno desde último dia 30 de janeiro contra um empreendimento imobiliário da empreiteira Tenda que pretende construir 11 torres de prédios com 880 apartamentos em área de preservação da Mata Atlântica ao lado de três aldeias.

O governador João Dória (PSDB) mandou a tropa de choque da Polícia Militar para tentar cumprir uma reintegração de posse em área próxima à comunidade guarani Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, na manhã desta terça-feira (10).

Os Indígenas da etnia Guarani Mbya ocupam o terreno desde último dia 30 de janeiro contra um empreendimento imobiliário da empreiteira Tenda que pretende construir 11 torres de prédios com 880 apartamentos em área de preservação da Mata Atlântica ao lado de três aldeias - Ytu, Pyau e Yvy Porã.

Os indígenas denunciam que a obra infringe diversas normas ambientais e ainda desrespeita convenção internacional por não consultar os povos vizinhos.

Eles querem que a área seja destinada a criação de um parque ecológico e um Memorial da Cultura Guarani e ocuparam o espaço para para impedir a derrubada de árvores da mata nativa.

"Sem natureza não tem vida. Não dá para negociar terra. O Juruá [termo usado pelos guaranis para denominar o não indígena] tem que parar com essa ganância. Até quando a gente vai sofrer isso? Tentam tirar nosso território, tentam tirar nosso direito, tentam matar a vida", afirma Thiago Karai Djekupe, da liderança indígena.

Pelas redes sociais, os indígenas divulgaram imagens da mobilização na manhã desta terça-feira e da chegada da tropa de choque.




https://revistaforum.com.br/politica/doria-manda-tropa-de-choque-na-reintegracao-de-posse-em-area-indigena-no-jaragua/amp/
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Jaraguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.