Desmatamento da Amazônia aumenta 171 por cento em abril, aponta instituto

Carta Capital - https://www.cartacapital.com.br/sociedade - 19/05/2020
Desmatamento da Amazônia aumenta 171% em abril, aponta instituto

A área desflorestada é aproximadamente do tamanho da cidade de Porto Alegre, sendo a maior em dez anos
O desmatamento da Amazônia em abril deste ano teve um aumento de 171% comparado ao mesmo mês do ano passado. Esse número é o maior já visto nos últimos dez anos. Foi o que mostrou o levantamento feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), órgão que não é ligado ao governo.
A área desflorestada em abril é aproximadamente do tamanho da cidade de Porto Alegre. Responsável por 32% da área total desflorestada em abril, o Pará voltou ao topo do ranking dos estados que mais desmatam na região. Em seguida vem Mato Grosso (26%), Rondônia (19%), Amazonas (18%), Roraima (4%) e Acre (1%).

O aumento ocorre em meio à recomendação de distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus. A organização alertou para o desmatamento em terras indígenas e reforçou que esta população está entre as mais vulneráveis à Covid-19.

No ranking das terra indígenas mais desmatadas, duas estão ainda na lista das mais vulneráveis para o coronavírus, segundo levantamento feito pelo Instituto Socioambiental, que desenvolveu uma plataforma de monitoramento da Covid-19 e os Povos Indígenas.

De acordo com a Funai, já foram confirmados mais de 350 casos de Covid-19 em indígenas no Brasil, mais de 20 somente no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami.



https://www.cartacapital.com.br/sociedade/desmatamento-da-amazonia-aumenta-171-em-abril-aponta-instituto/
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.