O Assunto #342: Epidemia eterna na terra yanomami

G1 - https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia - 07/12/2020
O Assunto #342: Epidemia eterna na terra yanomami
Sarampo, gripe, malária. Ao longo de décadas de contato e do avanço da exploração da Amazônia, os yanomamis já enfrentaram várias doenças trazidas pelos brancos. Agora, é a Covid-19 que se alastra pelo território, impulsionada pelo garimpo, assim como a malária. Em apenas três meses, o número de casos do novo coronavírus cresceu 250% na Terra Indígena Yanomami. Lideranças e pesquisadores denunciam a presença de milhares de garimpeiro na reserva.

Por Renata Lo Prete
07/12/2020

Em três meses, o números de casos de Covid-19 deu um salto de 250% na maior reserva indígena do Brasil, que se estende pelos Estados do Amazonas e de Roraima, onde vivem cerca de 27 mil índios das etnia yanomami e Ye'kwana. Lá o novo coronavírus, combinado à ressurgência da malária, deixa um rastro de mortes bem conhecido do povo, que ao longo de décadas foi dizimado por gripe, sarampo e outras doenças trazidas pelo homem branco. Em especial pelos garimpeiros -na estimativa dos yanomamis, eles são hoje cerca de 20 mil, praticando atividade ilegal no território e contaminando sua população com o novo coronavírus. "O garimpo pra gente é uma doença, que mata a pessoa, que mata o ambiente, que mata os rios", diz em entrevista a Renata Lo Prete Dario Kopenawa, filho de Davi e vice-presidente da Associação Hutukara, que representa os yanomami. Dario estabelece a relação entre os períodos de avanço do garimpo e a sucessão de epidemias que foram ceifando a etnia. Ele também explica o trabalho dos xamãs, dos "médicos da floresta", e do autocuidado para compensar a progressiva omissão do poder público. E relata em detalhes o encontro que teve em julho com o vice-presidente Hamilton Mourão para formalmente dar ciência dos crimes que estão ocorrendo na reserva. Desde então, nada aconteceu para interromper esse processo. Dario fala ainda da destruição da Amazônia: "Se vocês não pararem de desmatar, a Terra vai ser muito brava com vocês".

https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2020/12/07/o-assunto-342-epidemia-eterna-na-terra-yanomami.ghtml
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.