Caro homem branco

Greenpeace - https://www.greenpeace.org/brasil - 10/12/2020
Caro homem branco
A líder indígena Sônia Guajajara escreveu sobre a urgência de cuidarmos da Mãe Terra e sobre a ação judicial para cobrar que o governo combata o desmatamento na Amazônia

Sônia Guajajara*
10 de dezembro de 2020

O mundo vem testemunhando a fragilidade da vida, diante dos imprevistos que a Natureza impõe. A pandemia de Covid-19 em 2020, dentre as muitas lições dolorosas que nos obrigou a aprender, traz um novo alerta à humanidade: é preciso cuidar da Mãe Terra. E não há mais o que esperar. O ponto de não retorno é uma realidade e estamos próximos dele. A destruição da biodiversidade pode trazer novas pandemias à tona. Os povos indígenas trazem esse aviso há muito tempo. Como povos originários, sabemos que a vida humana não pode existir separada das demais formas de vida que a Natureza abriga. Insistir nos modelos econômicos predatórios do planeta é assumir o risco de que nenhum de nós esteja aqui amanhã.

No Brasil, desde a invasão portuguesa e todas as disputas coloniais europeias sobre nossos territórios, os povos indígenas aprenderam a se relacionar com o mundo dos brancos. Tivemos que entender como funciona sua forma de pensar, sua língua, suas leis. E aprendemos que é preciso lançar mão da palavra escrita para batalhar sobre nossos direitos. No sistema de justiça dos brancos, disputamos a necessidade de se fazer imperar a Constituição Federal, que protege os direitos indígenas em harmonia com os direitos socioambientais. É possível sim viver em comunhão com todos os seres que habitam esta Terra. Portanto, mais uma vez, em defesa da vida e da Natureza, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) foi ao Supremo Tribunal Federal lutar pela proteção da Amazônia brasileira.

Construímos a ação judicial com as organizações Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Engajamundo, Greenpeace Brasil, Instituto Alana, Instituto Socioambiental (ISA), Observatório do Clima e Associação Alternativa Terrazul. Como apoio para viabilizá-la, devido às exigências da lei brasileira para alcançarmos a Suprema Corte, os partidos políticos PSB, Rede, PDT, PV, PT Psol e PCdoB se disponibilizaram para protocolar a ação. Essa ação judicial é uma forma de pedir à Corte Constitucional que obrigue o Estado brasileiro a cumprir seu papel legal e constitucional: defender o meio ambiente no Brasil. Pedimos o óbvio. Que cuidem da nossa casa: as matas, as florestas, as águas. Lá que é nossa morada e também de nossos ancestrais. Lar dos bichos e dos nossos encantados. Imensidão de vida que garante que esta Terra seja habitada. Os povos indígenas há muito tempo lutam pelo direito de existir. É chegado o tempo em que os brancos entendam que eles também precisam ser parte da solução para que haja um amanhã.

*Sônia Guajajara é uma líder indígena brasileira, coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)



https://www.greenpeace.org/brasil/blog/caro-homem-branco/
Índios:Política Indígena

Related Protected Areas:

  • TI Araribóia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.