Floresta em terra indígena brasileira absorve volume de gás carbônico de 2 milhões de carros por ano, diz estudo

O Globo - https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post - 23/01/2021
Floresta em terra indígena brasileira absorve volume de gás carbônico de 2 milhões de carros por ano, diz estudo

Lauro Jardim

A floresta no interior da terra indígena de Menkragnoti, entre o Pará e Mato Grosso, absorve, anualmente, dez milhões de toneladas de gás carbônico a mais do que emite. Isso equivale às emissões liberadas por dois milhões de veículos em um ano. Essas informações fazem parte de um estudo inédito publicado na revista "Nature Climate Change". Segundo o estudo, o desmatamento ligado à mineração e à agropecuária transformou o entorno deste território indígena, que não é protegido pela legislação ambiental, em fonte emissora de carbono. Ou seja, produz mais carbono do que consegue absorver. A pesquisa também mostrou que 27% das florestas do mundo que absorvem mais gás carbônico do que produzem estão em áreas protegidas. Os autores do estudo afirmam que assegurar a posse de indígenas a seus territórios é um meio eficaz para proteger a floresta e barrar as mudanças no clima.

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/floresta-em-terra-indigena-brasileira-absorve-volume-de-gas-carbonico-de-2-milhoes-de-carros-por-ano-diz-estudo.html
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Menkragnoti
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.