Xingu de história e de lutas

Instituto Moreira Salles - https://ims.com.br/2021/03/25/xingu-terra-marcada-podcast/ - 24/03/2021
Xingu de história e de lutas

24 DE MARÇO DE 2021 | EQUIPE IMS

Primeira grande terra indígena demarcada no Brasil, o Parque Indígena do Xingu completa 60 anos em 2021. Para relembrar a história de sua fundação e chamar atenção para as lutas e os desafios de hoje, o Instituto Moreira Salles lança o podcast Xingu: terra marcada. Os cinco episódios do programa estarão disponíveis a partir de 14 de abril, uma quarta-feira, na Rádio Batuta, no Spotify, no Apple Podcasts e em outras plataformas de podcasts.

A série é produzida pela mesma equipe de Sertões: histórias de Canudos, lançado em 2019 e eleito um dos melhores podcasts daquele ano pelo Spotify e pela Apple. Concepção, apresentação e roteiro são de Guilherme Freitas, editor-assistente da revista serrote. O programa parte das imagens do Xingu presentes no acervo do IMS, que abriga arquivos de quatro fotógrafos que estiveram na região a partir da década de 1940: Alice Brill, Henri Ballot, José Medeiros e Maureen Bisilliat.

Os episódios trazem também entrevistas com antropólogos, pesquisadores e líderes indígenas, mostrando a perspectiva dos povos xinguanos sobre a trajetória do parque e a situação atual dos indígenas no país. Dentre os participantes estão o ambientalista Ailton Krenak, os líderes xinguanos Tapi Yawalapiti e Ianukula Kaiabi Suiá, os antropólogos Carlos Fausto e Olympio Serra, o indigenista André Villas-Bôas, a fotógrafa Maureen Bisilliat e a curadora Naine Terena. As entrevistas no Xingu foram feitas pelos cineastas Kamikia Kisedje e Takumã Kuikuro, seguindo todos os protocolos de prevenção da covid-19.

Ailton Krenak, Maureen Bisilliat, André Villas-Bôas e Naine Terena são alguns dos convidados do podcast
Reunindo diferentes vozes, a série retrata as lutas dos moradores da terra indígena desde a campanha pela demarcação até os dias de hoje, como ressalta Freitas: "No momento em que o parque chega aos 60 anos, os povos xinguanos enfrentam uma combinação de ameaças: da covid-19 às queimadas, da devastação provocada pelo agronegócio ao desmonte das políticas indigenistas pelo governo federal. Ainda assim, continuam a ser exemplo de preservação da Amazônia e referência na luta por direitos indígenas."

O primeiro episódio aborda a situação atual do parque, dos desafios impostos pela pandemia aos embates políticos com o governo. O segundo narra a história da campanha pela demarcação, que teve início na década de 1940. No terceiro capítulo, o programa traz uma reflexão sobre as representações imagéticas dos povos que habitam a reserva, das imagens feitas por fotógrafos brancos às produções de uma nova geração de comunicadores indígenas. O penúltimo aborda como o parque serviu de modelo para os avanços nas políticas indigenistas da Constituição de 1988. O podcast se encerra com um episódio sobre as novas gerações de líderes xinguanos.

https://ims.com.br/2021/03/25/xingu-terra-marcada-podcast/
PIB:PIX

Related Protected Areas:

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.