Comunidades indígenas produzem e comercializam produtos sustentáveis

Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/ - 10/05/2021
Comunidades indígenas produzem e comercializam produtos sustentáveis

Publicado em 10/05/2021
Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional, com produção de Michele Moreira - Brasília

Produzir e comercializar de forma sustentável, com respeito aos processos naturais, é algo desempenhado há muito tempo pelas comunidades indígenas brasileiras. E atualmente, algumas iniciativas representam bem essa visão de mundo e de produção.

O uso consciente dos recursos naturais é o foco da Ararinha Calçados, empresa fundada por um casal de indígenas, Daosha Passaro Alegre e Txãda Shawã, do estado do Acre. Eles utilizam o látex orgânico e tinturas naturais para fabricar calçados de borracha. Com a iniciativa, o Instituto Arara Encantada foi criado e hoje, sete famílias vivem do empreendimento. Daosha Pássaro Alegre, ressalta que o projeto representa dignidade para as famílias envolvidas.

Os produtos feitos com a borracha de seringueiras da Amazônia já ganharam o mundo com a grife da designer Flávia Amadeu. Ela produz acessórios como colares, brincos e bolsas e sempre faz parcerias com populações indígenas e comunidades extrativistas locais. Recentemente ela esteve no Acre para uma oficina com o povo Yawanawá, buscando fortalecer iniciativas de produção e comércio sustentável.

O desenvolvimento de cadeias de valor, para a promoção da autonomia dessas populações está ocorrendo em várias regiões. São vários produtos indígenas que vão desde joias naturais, cestarias, cerâmicas, roupas e brinquedos, passando por produtos naturais como comida e bebidas tradicionais.

Marcas, iniciativas e produtos indígenas podem ser verificados na página do Instituto Socioambiental, e ainda no site da Funai.


https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2021-05/comunidades-indigenas-produzem-e-comercializam-produtos-sustentaveis
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • TI Rio Gregório
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.