População pode opinar sobre patrimônio cultural à Cachoeira Iauaretê, no AM

Amazonas Atual - https://amazonasatual.com.br - 24/05/2021
População pode opinar sobre patrimônio cultural à Cachoeira Iauaretê, no AM

Da Redação
24 de maio de 2021 no Dia a Dia

MANAUS - O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) abriu prazo de 30 dias para que a população possa se manifestar sobre a revalidação da Cachoeira Iauaretê, em São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros de Manaus), como Patrimônio Cultural do Brasil.

A consulta pública, publicação do extrato de parecer técnico no Diário Oficial da União, vai até o dia 11 de junho por meio de formulário digital, via postal ou e-mail. A cachoeira é lugar sagrado para povos indígenas do Alto Rio Negro.

Para a Revalidação do Título de Patrimônio Cultural da Cachoeira de Iarautê, o Iphan elaborou parecer de reavaliação, que atualiza informações sobre nos últimos anos. O documento faz uma comparação entre o momento em que o bem foi registrado e os seus anos posteriores, identificando transformações e continuidade em aspectos culturalmente relevantes. O parecer também reúne recomendações e encaminhamentos para o processo de salvaguarda da Cachoeira.

Uma das mudanças observadas desde 2006 - quando a Cachoeira foi registrada - foi o fortalecimento das relações entre as organizações indígenas e outras instituições como a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

Entre 2007 e 2008 foram realizadas oficinas de cartografia para identificação de lugares míticos nos rios Uaupés e Papuri, resultando em oito mapas. Já entre 2010 e 2013, convênios com o Instituto Socioambiental viabilizaram a produção de cartografia cultural binacional (Brasil e Colômbia).

As propostas serão enviadas à Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial a fim de subsidiar a apreciação do conhecimento produzido sobre o bem registrado. A Câmara manifestará sua decisão sobre a reavaliação do bem e, por fim, o processo é encaminhado ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Caso a revalidação seja negada, será mantido apenas o registro da manifestação como referência cultural do seu tempo.

A revalidação de um bem cultural registrado pelo Iphan acontece pelo menos a cada dez anos, de acordo com o Decreto no 3.551/2000, que institui esse instrumento de proteção.

As manifestações também podem ser realizadas via formulário digital disponível ao final da matéria. Detentores, organizações e cidadãos de qualquer idade podem se manifestar por meio do correio eletrônico dpi@iphan.gov.br ou via correspondência, enviando propostas para o Departamento de Patrimônio Imaterial - Diretor - SEPS Quadra 713/913, Bloco D, 4o andar - Asa Sul -Brasília - Distrito Federal - CEP: 70.390-135.

Sobre o bem
Localizada na região do Alto Rio Negro, a Cachoeira de Iarauetê ou Cachoeira da Onça, é registrada como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2006 sob o título de Lugar Sagrado dos Povos Indígenas dos Rios Uaupés e Papuri.

Lugar de referência para povos indígenas da região banhada pelos dois rios, a maioria de filiação linguística Tukano Oriental, Aruak e Maku, a Cachoeira reúne pedras, lajes, ilhas e paranás que simbolizam episódios de guerras, morte e aliança em mitos de origem e narrativas históricas desses povos, como a criação da humanidade e o surgimento de suas respectivas etnias.


https://amazonasatual.com.br/populacao-pode-opinar-sobre-patrimonio-cultural-a-cachoeira-iauarete-no-am/
PIB:Noroeste Amazônico

Related Protected Areas:

  • TI Alto Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.