PGR alerta Barroso sobre 'garimpo em plena atividade' próximo a povos indígenas de recente contato

O Globo - https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post - 26/06/2021
PGR alerta Barroso sobre 'garimpo em plena atividade' próximo a povos indígenas de recente contato

A PGR enviou ao STF uma série de documentos para alertar o ministro Luis Roberto Barroso sobre o alto risco sanitário de um garimpo em plena atividade no Pará, próximo à Terra Indígena Zo'é, que abriga o povo indígena de recente contato.
Segundo a petição assinada pela subprocuradora-Geral da República Eliana Torelly, as atividades do garimpo continuam normalmente mesmo após o MPF enviar uma recomendação ao Ibama para fiscalizar e coibir a atividade ilegal na região.
Os documentos foram anexados na ação que corre no STF sobre o combate ao coronavírus em terras indígenas que está prestes a completar um ano. Apesar de decisões favoráveis para a proteção dos povos indígenas, a avaliação geral é de que as medidas não ainda têm eficácia.

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/pgr-alerta-barroso-sobre-garimpo-em-plena-atividade-proximo-povos-indigenas-de-recente-contato.html



PIB:Amapá/Norte do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Zo´é
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.