Força-tarefa combate 14 incêndios no Parque Indígena do Xingu

Ibama - http://www.ibama.gov.br/ultimas - 19/09/2019
Força-tarefa combate 14 incêndios no Parque Indígena do Xingu

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 12h35
Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 13h42

Brasília (19/09/2019) - Força-tarefa formada por 130 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, por peritos brasileiros e norte-americanos, combatem 14 incêndios no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Este ano, o Parque enfrenta uma das piores secas da história, sem ocorrência de chuvas significativas na região há 170 dias. O Ibama conta com apoio da Fundação Nacional do índio (Funai), Polícia Federal (PF), Serviço Florestal Norte-americano e Instituto Socioambiental (ISA).

Além dos incêndios no Xingu, desde o início da operação foram detectados dois na Terra Indígena Pequizal do Naruvôtu e um na Terra Indígena Wawi. Do total de incêndios, cinco já foram controlados ou extintos e outros cinco estão em combate, enquanto quatro incêndios aguardam reforços ou logística para realização das primeiras ações de combate. "Nos próximos dias não há previsão de mudança das condições meteorológicas e o risco de fogo deve permanecer crítico", afirma Yugo Marcelo, coordenador do Prevfogo no Mato Grosso.

Equipes de peritos e fiscais formados por servidores do Ibama, PF e especialistas norte-americanos trabalham para identificar e responsabilizar os causadores desses incêndios. Um Agente Ambiental de Fiscalização do Instituto acompanha os trabalhos para aplicação dos autos de infração aos responsáveis que forem identificados.

Com a floresta seca, os incêndios têm se propagado com intensidade acima da média para florestas tropicais. As atividades de prevenção que vêm sendo implementadas desde abril deste ano asseguraram um dos melhores resultados dos últimos tempos, com menos de 2% da área queimada até o momento. A equipe de brigadistas recebeu reforços do Prevfogo do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia. Os combates seguem ininterruptamente até que caiam as primeiras chuvas.

Ao todo, 205 brigadistas do Prevfogo foram contratados em Mato Grosso este ano, além de chefes de esquadrões, chefes de brigadas e gerentes do fogo. Nesta temporada de incêndios florestais, os combates ocorrem nas Terras Indígenas do Escondido, Paresi, Utuariti, Juininha, Figueiras, Rio Formoso, Estivadinho, Bakairi, Santana, Sararé, Tirecatinga, Menkü, Marawatsede, Pequizal do Naruvôtu e Parque Indígena do Xingu.


http://www.ibama.gov.br/ultimas-2/2043-forca-tarefa-combate-14-incendios-no-parque-indigena-do-xingu

PIB:PIX

Related Protected Areas:

  • TI Xingu
  • TI Pequizal
  • TI Wawi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.