Primeira vereadora indígena da história de Chapecó toma posse; vídeo

G1 - https://g1.globo.com/ - 06/10/2021
A primeira vereadora indígena da história de Chapecó, no Oeste catarinense, foi empossada nesta quarta-feira (6). Iara Campolin (PT) tem 32 anos, é formada em educação física e atualmente estuda pedagogia.

A vereadora reside na terra indígena Toldo Chimbangue. Iara é a primeira pessoa indígena a representar uma etnia em 104 anos de história do legislativo da cidade.

"Minha intenção é viabilizar reuniões de trabalho com secretarias e setores para implantar e operacionalizar projetos com atividades socioeducativas e de iniciação esportiva nas aldeias", disse a vereadora.

Durante o discurso, a vereadora falou que se orgulha de fazer parte de um momento histórico como este. A posse faz parte do processo adotado pelo partido, uma espécie de rodízio interno, para dar oportunidade aos suplentes legislarem por 45 dias.

A vereadora Iara Campolin teve 361 votos na eleição de 2020 e ela vai substituir o vereador Valdir Carvalho (PT).

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/10/06/primeira-vereadora-indigena-da-historia-de-chapeco-toma-posse.ghtml
Índios:Política Indígena

Related Protected Areas:

  • TI Toldo Chimbangue
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.