MPF aciona PF após relatos de conflito em área indígena no sudeste do Pará

g1 - https://g1.globo.com/pa/para/noticia/ - 17/05/2022
MPF aciona PF após relatos de conflito em área indígena no sudeste do Pará
Indígenas informaram que receberam mensagens de rádio de parentes que vivem em duas aldeias.

Por g1 Pará - Belém
17/05/2022

Indígenas denunciam conflitos com homens armados em duas comunidades no Pará
O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Polícia Federal após receber denúncia sobre conflito na Terra Indígena Apyterewa, no sudeste do Pará. Lideranças indígenas se mobilizam para chegar à região, que é de difícil acesso.
Segundo o MPF, os indígenas procuraram o órgão depois de receberem mensagens de rádio de parentes que vivem em duas aldeias.
Segundo os novos relatos de indígenas, desde o último domingo (15), supostamente sob comando de fazendeiros que ocupam ilegalmente a área indígena, um grupo de homens bloqueou estradas e invadiu aldeias para tentar expulsar 18 famílias do povo Parakanã.
Recentemente, os indígenas ocuparam uma fazenda para impedir que os invasores retornem para a área.
O g1 procurou a Polícia Federal para saber quais medidas serão tomadas após o alerta do MPF, mas ainda não havia obtido resposta até a publicação da reportagem.

A Terra Apyterewa fica entre os municípios de São Félix do Xingu e Altamira, na região sudeste. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na região disparou nos últimos quatro anos e foi a terra indígena mais devastada do país em 2021.
O território foi homologado em 2007, mas até os dias atuais está ocupado por grileiros, apesar de a Justiça ter determinado a retirada dos invasores.
Nos últimos anos, ocupantes ilegais atacaram equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) durante fiscalizações na área.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/05/17/mpf-aciona-pf-apos-relatos-de-conflito-em-area-indigena-onde-cacadores-foram-encontrados-mortos-no-para.ghtml
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Apyterewa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.