Funai prorroga restrição de entrada de pessoas na Terra Pirititi, onde há indígenas isolados em RR

G1 - https://g1.globo.com/ - 10/06/2022
Funai prorroga restrição de entrada de pessoas na Terra Pirititi, onde há indígenas isolados em RR
Terra Indígena Pirititi fica em Rorainópolis, no Sul de Roraima. Região sofre graves ameaças de invasão e degradação por grileiros, colonos e madeireiros que exploram nos limites da reserva.

G1 RR
10/06/2022


A Fundação Nacional do Índio (Funai) prorrogou por mais seis meses a portaria que restringe a entrada de pessoas não autorizadas na Terra Indígena Pirititi, na região do município de Rorainópolis, no Sul de Roraima. A portaria foi publicada na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU).

Com a medida, apenas os funcionários do quadro da Funai poderão ingressar, locomover-se e permanecer na região. O objetivo, segundo a portaria, é dar continuidade aos trabalhos de monitoramento e proteção territorial e física do povo indígena Pirititi. A portaria vence no dia 10 de dezembro deste ano.

A Terra Pirititi tem presença de indígenas isolados, a região conta com cerca de 40 mil hectares e perímetro aproximado de 192 km.

Em maio, o Ministério Público Federal (MPF) entrou na Justiça com um pedido de tutela provisória de urgência para garantir a proteção da reserva. A ação foi movida porque a região sofre graves ameaças de invasão e degradação por grileiros, colonos e madeireiros que vivem nos limites da área.

Em outra ação, o MPF pediu que a Funai e a União a façam a identificação e demarcação da terra indígena do grupo Pirititi o mais rápido possível. Os processos administrativos permanecem inacabados.

O Instituto Socioambiental fez um sobrevoo na região em janeiro deste ano e foram registradas clareiras vistos a olho nu. "A destruição da floresta avança de forma avassaladora para o interior do território indígena rumo à região habitada pelos isolados", afirma o ISA.

Dados oficiais de desmatamento na Amazônia divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que, até julho de 2021, foram desmatados 502,4 hectares no interior da TI, o que equivale a cerca de 300 mil árvores derrubadas.

Em 2012, a Funai já havia editado uma portaria que tornou a área interditada administrativamente. A medida foi prorrogada em 2015, 2018 e 2021, sendo essa última também por seis meses.

Terra Indígena Pirititi e isolados

A Terra Indígena Pirititi está localizada no município de Rorainópolis, na região Sul de Roraima. Conforme a Fundação Nacional do Índio (Funai), o grupo é chamado de Piruichichi (Pirititi) ou Tiquiriá, parentes dos Waimiri-Atroari, na divisa com o Amazonas.

Durante a demarcação da TI Waimiri-Atroari, entre Roraima e o Amazonas, acreditava-se que esses indígenas estariam protegidos dentro da área demarcada. No entanto, estudos posteriores confirmaram sua presença fora da reserva.

Em 2011, foram avistadas maloca e roçado do grupo, durante sobrevoo da equipe da Funai. Não há informações sobre quantidade de indígenas que vivem na área.

https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2022/06/10/funai-prorroga-restricao-de-entrada-de-pessoas-na-terra-pirititi-onde-ha-indigenas-isolados-em-rr.ghtml
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Pirititi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.