Funai renova portaria que restringe acesso à Terra Indígena Pirititi

Metrópoles - https://www.metropoles.com/ - 10/06/2022
Funai renova portaria que restringe acesso à Terra Indígena Pirititi
Documento determina a restrição de uso do território por seis meses; Instituto Socioambiental afirma que tempo é insuficiente

Maria Eduarda Portela
10/06/2022

A Fundação Nacional do Índio (Funai) renovou por mais seis meses a portaria que restringe o acesso de pessoas não autorizadas à Terra Indígena (TI) Pirititi, no sul do estado de Roraima. A medida foi publicada nesta sexta-feira (10/6) no Diário Oficial da União.

Com a renovação, somente os funcionários da Funai poderão entrar no território e permanecer na região. De acordo com a portaria, o objetivo é dar continuidade aos trabalhos de monitoramento e proteção do povo Pirititi.

O território conta com a presença de povos indígenas isolados e tem aproximadamente 40 mil hectares.

Por conta de ameaças de invasão de grileiros e madeireiros na região, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça pedindo a tutela provisória de urgência para assegurar a proteção do território indígena.

Em nota, o Instituto Socioambiental (Isa) afirmou que o tempo de prorrogação é insuficiente para retirada de invasores do local. Além disso, reforçou que 2.240 hectares já foram desmatados dentro da TI Pirititi.

"Esse tempo é insuficiente para garantir os processos de retirada de invasores. Enquanto isso, madeireiros e grileiros continuam avançando sob o território dos indígenas isolados da área", declarou o Isa.

https://www.metropoles.com/brasil/funai-renova-portaria-que-restringe-acesso-a-terra-indigena-pirititi
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Pirititi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.