Índios Xokós comemoram a 'Festa da Retomada' nesta sexta-feira, 9

FAN F1 - https://fanf1.com.br/ - 08/09/2022
Índios Xokós comemoram a 'Festa da Retomada' nesta sexta-feira, 9

08/09/2022

Nesta sexta-feira, 9, os indígenas sergipanos comemoram a Festa da Retomada, recordando a data em que o seu povo viveu por anos embaixo de árvores e retomou a sua terra, no ano de 1979. O Povo Xokó é o único grupo étnico indígena de Sergipe reconhecido pelo estado brasileiro. Seu território localiza-se na região do Alto Sertão, município de Porto da Folha, às margens do Rio São Francisco, a 155 km de Aracaju. Cerca de 400 pessoas vivem nas Ilhas de São Pedro e Caiçara, segundo dados do Instituto SocioAmbiental (ISA).

"É um momento de celebração e manifestação da nossa cultura. Comemoramos todos os anos porque foi a partir da nossa saída da Caiçara para a Ilha de São Pedro que começamos a conseguir a nossa liberdade. Mas, isso custou caro. Tivemos uma grande matança, ameaças e perseguição a grupos indígenas. Fomos impedidos de dançar e cantar o nosso Toré. Um tempo difícil para os nossos parentes", recorda o indígena da etnia Xokó, Lindomar Santos Rodrigues, mais conhecido como Lindomar Xokó, que foi o primeiro indígena a ocupar um cargo político no Estado, atuando como vereador na Câmara de Porto da Folha, em abril de 2019.

De acordo com a antropóloga Beatriz Góis Dantas (1980), desde o final do século XVII, os indígenas da missão de São Pedro conseguiram o domínio reconhecido sobre as terras, que lhes foram cedidas pelo instituidor do Morgado de Porto da Folha. Por isso, viveram tensões e dissensões próprias das comunidades dos povos originários e, nos dias atuais, seguem reconstruindo sua identidade, que tem nos torés um portal que os conduz ao encontro com o sagrado.

Para Lindomar, o povo Xokó sofreu bastante, mas é possível contabilizar muitas conquistas desde a retomada. "Hoje somos um povo autônomo, praticamente. Nós temos um serviço de saúde bastante estruturado, prestado pela União, temos transporte sanitário, água tratada de excelente qualidade, postos de saúde e escola. Nossa comunidade também é contemplada pelos programas sociais do Governo. Nosso principal problema hoje está no acesso à aldeia, pelas péssimas condições da estrada. Mas, infelizmente, essa é uma realidade de toda região, digo até de todo o Estado, e eu estou na luta para mudar isso", afirma o ex-vereador que, atualmente, colocou o seu nome à disposição para disputar as eleições de 2022 para o cargo de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

https://fanf1.com.br/cidades/2022/09/28524/indios-xokos-comemoram-a-%E2%80%98festa-da-retomada%E2%80%99-nesta-sexta-fei.html
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Caiçara/Ilha de São Pedro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.