Governo Bolsonaro não tira do papel linhão Manaus-Boa Vista

BNC - https://bncamazonas.com.br/ - 14/09/2022
Governo Bolsonaro não tira do papel linhão Manaus-Boa Vista
As obras não começaram por problemas no próprio governo, aponta o Estadão.

Iran Alfaia

14/09/2022

Apesar das promessas, o governo de Jair Bolsonaro (PL) não conseguiu dar início à construção do linhão de energia elétrica Tucuruí entre as capitais Manaus e Boa Vista. O objetivo era inserir o estado de Roraima no Sistema Interligado Nacional.

Reportagem do Estadão desta quarta-feira (14) revelou que as obras não começaram por problemas no próprio governo.

Uma reunião entre a Transnorte Energia, dona do projeto, com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), deixou claro que não houve avanços por falta de posicionamento oficial do Ministério de Minas e Energia, Ibama e Funai.

"O que foi negociado foi aceito pela empresa e indígenas. Resta o aceite do governo federal", disse a concessionária ao jornal.

A obra do linhão não havia sido autorizada em decorrência do impacto ecológico imposto à terra indígena Waimiri-Atroari, onde vivem mais de 2.300 pessoas. Dos 720 quilômetros da linha de transmissão, 122 passam pela reserva. A BR-174 também corta a área dos índios por cerca de 123 quilômetros.

Pressionado por ações na Justiça, o governo aceitou a proposta de compensação da Associação Waimiri-Atroari. Por ela, propôs pagar uma indenização de R$ 133 milhões pelos prejuízos ao território, modos de vida e cultura indígenas.

Juliana Paula Batista, advogada do Instituto Socioambiental (ISA), diz que a situação chegou a esse ponto por causa da incapacidade do atual governo.

"A construção do linhão de transmissão de energia entre Manaus e Boa Vista gerou uma onda de racismo contra os indígenas waimiris-atroaris. Agora vem novamente à tona um fato sempre presente: o problema não são os indígenas, mas a incompetência governamental".

Promessas

Há um ano, em setembro do ano passado, Bolsonaro esteve em Roraima para lançar a pedra fundamental da obra.

"Depois de mais de dez anos de espera, finalmente Roraima não mais dependerá de termoelétricas, caras e poluentes". Foi o que afirmou o presidente em discurso.

Disse ainda que se tratava de um leilão inédito de energia limpa que daria autossuficiência a Roraima até o final daquele ano.

"O último obstáculo para o início das obras foi vencido e nós temos uma pedra aqui do lado, a pedra fundamental para o início da construção do linhão", disse Bolsonaro, em mais uma das promessas não cumpridas com a Amazônia.

https://bncamazonas.com.br/poder/governo-bolsonaro-nao-tira-do-papel-linhao-manaus-boa-vista/
Energia:UHE Amazônia

Related Protected Areas:

  • TI Waimiri Atroari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.