FOTOS: balsas de garimpo ilegal são descobertas funcionando na reserva Roosevelt e Parque Aripuanã em RO

G1 - https://g1.globo.com - 10/11/2022
FOTOS: balsas de garimpo ilegal são descobertas funcionando na reserva Roosevelt e Parque Aripuanã em RO
Operação da Polícia Federal inutilizou diversos equipamentos do garimpo ilegal. As duas áreas são habitadas por povos indígenas.

10/11/2022

Seis balsas de garimpo ilegal foram localizadas dentro de áreas de conservação ambiental de Rondônia: a Reserva Roosevelt e o Parque Aripuanã. Os equipamentos foram destruídos pela Polícia Federal (PF) nesta semana, durante a Operação Dubium.

A ação durou três dias, entre segunda (7) e quarta-feira (9), com participação de 26 policiais federais e agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A operação teve o objetivo de coibir o funcionamento de garimpos ilegais no interior Reserva Roosevelt e Parque Aripuanã. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), as duas áreas são habitadas por povos indígenas.

Os equipamentos e demais recursos utilizados na prática ilegal foram destruídos para impedir a ação, já que não havia possibilidade de retirá-los do local. Além das seis balsas, foram inutilizados:

15 acampamentos,
2 barcos,
2 escavadeiras hidráulicas e
29 motores

A PF ressaltou que a mineração ilegal "produz diversos impactos ambientais e sociais" e é uma das principais causas do aumento do desmatamento, "pelo assoreamento e contaminação de rios e nascentes".

As informações colhidas em campo pelos agentes devem contribuir para investigações em andamento na Delegacia de Polícia Federal em Vilhena.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/natureza/amazonia/noticia/2022/11/10/fotos-balsas-de-garimpo-ilegal-sao-descobertas-funcionando-na-reserva-roosevelt-e-parque-aripuana-em-ro.ghtml
Mineração em Terras Indígenas

Related Protected Areas:

  • TI Aripuanã
  • TI Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.