Documentário 'O Território' entra em pré-lista de indicados para disputa do Oscar 2023

g1 RO - https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/12/21 - 21/12/2022
Documentário 'O Território' entra em pré-lista de indicados para disputa do Oscar 2023
Os 15 pré-indicados na categoria de Melhor Documentário Longa Metragem foram anunciados pela Academia nesta quarta-feira (21). Lista com os indicados deve sair em janeiro. Premiação acontece em 12 de março.

Por Ana Kézia Gomes, g1 RO
21/12/2022

"O Território", documentário filmado em Rondônia com ajuda de indígenas Uru-Eu-Wau-Wau é um dos finalistas na disputa por uma vaga no Oscar 2023. O anúncio foi feito pela Academia nesta quarta-feira (21).

Estar nessa pré-lista significa que "O Território" venceu uma concorrência prévia de pelo menos 144 filmes. Agora, além dele, outros 14 filmes avançaram na disputa para entrar na categoria de Melhor Documentário Longa Metragem.

A lista com os indicados à 95ª edição do Oscar será anunciada no dia 24 de janeiro de 2023. A cerimônia está prevista para acontecer em 12 de março.

Sobre o filme

O documentário mostra a História de indígenas Uru-Eu-Wau-Wau pela defesa de suas terras. Ele foi primordialmente filmado em Rondônia, com participação de cineastas locais. Quem ajuda a traçar a linha narrativa é Bitaté, um jovem Uru-Eu-Wau-Wau e a indigenista Ivaneide Bandeira, conhecida como Neidinha.

A partir deles, "O Território" se apropria da linguagem audiovisual para denunciar desmatamentos, invasões de terras, queimadas e perseguições.

A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau passa por pelo menos 12 dos 52 municípios de Rondônia. Ela abriga nove povos, incluindo indígenas isolados. Entre as principais ameaças apontadas estão: desmatamento, queimadas e ações de grileiros, segundo o Instituto Socioambiental (ISA).

Na corrida pelo Oscar

Ainda falta cerca de um mês para a divulgação dos indicados ao Oscar 2023. Nesta quarta-feira (21), a Academia anunciou os finalistas em 10 categorias, são elas:

documentário longa-metragem,
documentário curta-metragem,
longa-metragem internacional,
maquiagem e penteado,
música (trilha sonora original),
música (música original),
curta-metragem de animação,
curta-metragem de ação ao vivo,
som e
efeitos visuais.

A categoria que "O Território" é finalista é Melhor Documentário Longa Metragem, junto com ele estão na pré-lista:

All That Breathes
All the Beauty and the Bloodshed
Bad Axe
Children of the Mist
Descendant
Fire of Love
Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song
Hidden Letters
A House Made of Splinters
The Janes
Last Flight Home
Moonage Daydream
Navalny
Retrograde

Os filmes estão listados em ordem alfabética por título em inglês.


https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/12/21/documentario-o-territorio-entra-em-pre-lista-de-indicados-para-disputa-do-oscar-2023.ghtml
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.