Funai participa de oficina sobre turismo de pesca esportiva de base comunitária junto a povos indígenas no Amazonas

Gov.br/Funai - https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023 - 24/02/2023
Funai participa de oficina sobre turismo de pesca esportiva de base comunitária junto a povos indígenas no Amazonas

Publicado em 24/02/2023 16h10 Atualizado em 24/02/2023 16h13

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou de oficina sobre turismo de pesca esportiva de base comunitária junto a oito comunidades da Terra Indígena Médio Rio Negro I, de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.  

Entre os dias 20 e 28 de janeiro, uma equipe da Funai composta pela Coordenação-Geral de Etnodesenvolvimento (CGETNO) e a Coordenação Regional do Rio Negro, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA) e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), percorreram aldeias dos povos Baré, Tukano, Dâw e Desano.

A oficina objetivou fortalecer o protagonismo indígena na elaboração de propostas de turismo de base comunitária. Além disso, foi realizada capacitação a respeito da elaboração de projetos de turismo voltados à pesca esportiva com base na Instrução Normativa no 3/2015, documento que segue as diretrizes da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI) relativas às atividades de visitação para fins turísticos em áreas indígenas.

Os povos indígenas da região, por meio da associação indígena Ahkó Iwí (Água e Terra, na língua Tukano e Nheengatu) e Associação das Comunidades Indígenas do Rio Negro (ACIR) estão construindo projeto de turismo de pesca esportiva no Rio Curicuriari, afluente da margem direita do Rio Negro, área de valor sagrado para esses povos, com apoio e atuação da Funai, ISA e Foirn. As associações pretendem lançar em breve editais para chamada de parceiros comerciais para atuar no rio Curicuriari, afluente do rio Negro, e em trecho do Rio Negro em Santa Isabel.

Esse é um importante passo para a gestão territorial e ambiental nas Terras Indígenas Médio Rio Negro I e Médio Rio Negro II.

As comunidades da região, que possui grande área preservada, têm histórico de turismo de pesca predatória e irregular. No segundo semestre de 2022, Funai, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e representantes indígenas realizaram uma ação para analisar as atividades de pesca esportiva no local e identificaram uma série de irregularidades.

Com a oficina espera-se fortalecer a construção coletiva das propostas para atuar com parceiros comerciais levando em conta os impactos socioambientais e culturais da atividade, bem como ampliar o protagonismo indígena.

Assessoria de Comunicação / Funai
Categoria
Agricultura e Pecuária

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-participa-de-oficina-sobre-turismo-de-pesca-esportiva-de-base-comunitaria-junto-a-povos-indigenas-no-amazonas
PIB:Noroeste Amazônico

Related Protected Areas:

  • TI Médio Rio Negro I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.