Memórias do líder indígena Raoni sairão em livro pela Companhia das Letras

FSP, Ilustrada, p. C3 - 08/04/2023
Memórias do líder indígena Raoni sairão em livro pela Companhia das Letras
Cacique trabalha com o antropólogo Fernando Niemeyer em mais de 80 horas de entrevistas transcritas

7.abr.2023 às 14h50
Atualizado: 7.abr.2023 às 19h04

O líder indígena Raoni Metuktire trabalha num livro de memórias de grande escala, planejado para sair no começo de 2024 pela Companhia das Letras.
homem indígena grisalho olha para a câmera com cocar

Foram mais de 80 horas de entrevistas com o cacique de mais de 90 anos na língua do povo kayapó, que estão sendo transcritas e traduzidas ao português em parceria com outros intelectuais de povos originários, num trabalho coordenado pelo antropólogo Fernando Niemeyer.

O livro abarcará desde contos míticos e experiências xamânicas de Raoni até sua narrativa biográfica. O leitor conhecerá desde sua infância e juventude, antes do contato com povos ocidentais, até sua participação central na luta pela demarcação de terras indígenas, que consolidou um reconhecimento mundial que culminou na subida da rampa do Palácio do Planalto na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

É um projeto realizado em parceria com o Instituto Socioambiental, o Instituto Sociedade População e Natureza e o Instituto Raoni, que vem na esteira de parcerias semelhantes de sucesso como a entre Davi Kopenawa e Bruce Albert, que culminou no emblemático "A Queda do Céu" e no novo "O Espírito da Floresta".

A mesma Companhia publicou os dois e transformou a trilogia de coletâneas de Ailton Krenak, que começou com "Ideias para Adiar o Fim do Mundo", em um tremendo sucesso comercial. Agora, pela primeira vez Raoni também trará os registros de sua experiência em um livro de fôlego de uma editora brasileira de grande circulação.

FSP, 08/04/2023, Ilustrada, p. C3

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/walter-porto/2023/04/memorias-do-lider-indigena-raoni-sairao-em-livro-pela-companhia-das-letras.shtml
Produção Cultural:Literatura

Related Protected Areas:

  • TI Kayapó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.