Grupo criminoso suspeito de extrair diamantes, ouro e madeiras de Terras Indígenas é alvo da PF em RO

g1 RO - https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/05/26 - 26/05/2023
Grupo criminoso suspeito de extrair diamantes, ouro e madeiras de Terras Indígenas é alvo da PF em RO
Pelo menos 20 acampamentos criminosos foram encontrados e R$ 5 milhões em bens apreendidos na ação.

Por g1 RO
26/05/2023

Um grupo criminoso suspeito de extrair diamantes, ouro e madeiras da Terra Indígena Roosevelt e Parque Indígena Aripuanã foi alvo da Polícia Federal (PF) na quarta (24) e quinta-feira (26). Pelo menos 20 acampamentos foram encontrados e R$ 5 milhões em bens apreendidos.

A ação é organizada pelos órgãos envolvidos desde o início do ano. As investigações apontaram que o grupo utilizava um sistema clandestino de comunicação para avisar sobre fiscalizações ambientais ou presença de policiais na região, evitando flagrantes.

A Operação Oraculum, que durou dois dias, resultou em mais de 30 itens apreendidos ou destruídos e 20 acampamentos criminosos localizados pela PF nos principais pontos de desmatamento e atividade garimpeira dentro das Terras Indígenas. Entre eles:

5 veículos: motocicletas, caminhonetes e caminhões
2 espingardas e munições
17 motores utilizados para extração de minérios
2 escavadeiras
3 tratores, sendo um esteira

Os integrantes do grupo podem responder por furto, receptação e associação criminosa, crimes ambientais, além da utilização de comunicação clandestina.

Cerca de 50 policiais participaram da operação, além de servidores do Ibama. O uso de um helicóptero da PF também foi necessário por conta da dificuldade de acesso aos locais alvos da ação.

Terra Indígena Roosevelt e Parque Indígena Aripuanã

A TI Roosevelt possui mais de 230 hectares de expansão e se estende pelos municípios de Espigão D'Oeste (RO) e Pimenta Bueno (RO), além de Rondolândia (MT). Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), mais de 1,8 mil indígenas vivem na área, entre eles as etnias Apurinã e Cinta larga.

O Parque Indígena Aripuanã fica no município de Vilhena (RO) e possui mais de 1,6 mil hectares. Na região também vivem indígenas Cinta Larga, além de povos isolados, identificados como Isolados do Rio Tenente Marques.


https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2023/05/26/grupo-criminoso-suspeito-de-extrair-diamantes-ouro-e-madeiras-de-terras-indigenas-e-alvo-da-pf-em-ro.ghtml
PIB:Rondônia

Related Protected Areas:

  • TI Aripuanã
  • TI Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.