Indígenas cobram melhorias de Distrito Sanitário Especial Indígena em Beruri no AM

G1 AM - g1.globo.com/am - 17/02/2022
Lideranças indígenas do município afirmam que local apresenta estrutura precária para atender doentes.
Por g1 AM*

17/02/2022 20h50 Atualizado há um ano

Indígenas do município de Beruri, no interior do Amazonas, reivindicaram melhorias no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da cidade, nesta quinta-feira (17). Durante o ato, lideranças ocuparam a sede do órgão.

De acordo com os indígenas, o local apresenta uma estrutura precária para atender doentes. Isso levou o grupo a cobrar por melhorias para que as famílias sejam atendidas de maneira digna.

"Não tem estrutura para receber as pessoas doentes. Os indígenas que vem da aldeia vem mesmo para receber o atendimento de quem trabalha aqui como as enfermeiras e técnicos de enfermagem", afirmou o cacique Alfranio Brasil.

A decisão de ocupar a sede do DSEI do município veio após uma reunião dos conselheiros das etnias locais. Segundo eles, o grupo cobra uma solução para o problema.

O Polo Indígena de Beruri atende 2,5 mil indígenas divididos em 22 aldeias, com 6 etnias.

*Com informações de Adauto Silva, da Rede Amazônica

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/02/17/indigenas-cobram-melhorias-de-distrito-sanitario-especial-indigena-em-beruri-no-am.ghtml
PIB:Solimões

Related Protected Areas:

  • TI Lago Beruri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.