Deputada apura a constitucionalidade da demarcação de Terra Indígena Kapô Nhinore, na divisa de MT e PA

ZE dudu - https://www.zedudu.com.br - 12/09/2023
Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (12), sessão para discutir o assunto
Publicado em 12/09/2023
às 11:49

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, promove, nesta terça-feira (12), audiência pública sobre a constitucionalidade da delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore, que atinge uma área dentro dos estados do Mato Grosso e do Pará, ocupada pelos povos Mebêngôkre e Yudjá. Dentre outros, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi convidada para participar da audiência.

A reunião atende a requerimento da deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) que, ao analisar o processo, garante que a delimitação não preenche as regras p,zrevistas na Constituição. Portanto, para ela, trata-se de ato inconstiucional do Poder Executivo.
''Trata-se de uma área reivindicada pelo movimento indigenista, com a assistência e o apoio da Funai, no qual o Resumo do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação, de autoria do antropólogo Pedro Rocha de Almeida e Castro, aponta vícios no processo, o que pode causar prejuízo aos produtores e à economia da região'', justificou.

Segundo ela, existem 201 propriedades rurais produtivas nessa área, ''que respeitam as leis ambientais, submetem-se à intensa e vigorosa fiscalização do Ibama, respeitam, enfim, todas as normas legais que se aplicam às suas atividades produtivas, pagam impostos e geram renda para as suas famílias e emprego para toda a comunidade local. São, portanto, propriedades que cumprem a sua função social.''

A Terra Indígena Kapôt Nhinore está relacionada aos sete processos de demarcação de terras indígenas que o governo federal quer criar por decreto presidencial, até o fim deste ano. A audiência desta terça-feira quer avaliar os impactos da demarcação para os municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, no estado do Mato Grosso, e no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará.

A demarcação dessa Terra Indígena é cercada de polêmica, de acordo com a deputada Coronel Fernanda, a ponto de ter sido criada, no âmbito da Câmara dos Deputados, uma Comissão Externa Sobre a Delimitação da Terra Indígenas Kapôt Ninhore.

A deputada disse que apresentou outros dois requerimentos sobre o assunto. O primeiro é o requerimentos REQ no 1/2023 CEXKAPOT, destinado a apurar e acompanhar as iniciativas da Funai em relação à delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore, aguarda deliberação na Comissão Externa.

Foram convidados várias autoridades para participarem da audiência:

Município de Vila Rica:
- Abmael Borges da Silveira, prefeito do Município de Vila Rica- Ivan Amarante, Juiz de Direito da Comarca de Vila Rica;- Clarisse Moraes de Ávila, 1ª Promotoria de Vila Rica;- Raphael Henrique de Sena Oliveira, 2ª Promotoria

de Vila Rica;- Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso - Famato;- Representante dos povos indígenas Mebengokre e Yudjá do Município de VilaRica;

Município São Félix do Xingu:
- João Cleber de Souza Torres, prefeito de São Félix do Xingu;- Representante da Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Estado do Pará - Aprosoja PA;
- Representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará - Faepa;- Representante dos povos indígenas Mebengokre e Yudjá do município de São Félixdo Xingu;

Instituições Governamentais:
- Sonia Bone de Sousa Silva Santos, Ministra de Estado dos Povos Indígenas;- Flávio Dino de Castro e Costa, Ministro de Estado da Justiça e SegurançaPública;- Joenia Wapichana, Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas -Funai;- Representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra;- Representante da Casa Civil; Representante do Gabinete de Segurança Institucional, Presidência da República;- Representante do Ministério da Agricultura e Pecuária;- Representes da Bancada de Congressistas do Estado de Mato Grosso;- Representantes do Governo do Estado de Mato Grosso;- Representantes do Governo do Estado do Pará;- Representante da Câmara Temática Populações Indígenas e ComunidadesTradicionais (6ª Câmara de Coordenação e Revisão), Ministério Público Federal.- Representante da Advocacia-Geral da União.

O segundo requerimento (REQ no 2/2023 CEXKAPOT), ''tem o papel de jogar luz e dar voz àqueles que são parte integrante de todo esse processo, com a finalidade de contribuir nos trabalhos desta Comissão Temporária Externa, instalada pela Câmara dos Deputados'', neste sentido, pede a deputada que a Comissão cumpra o objetivo de apurar e acompanhar os estudos de identificação e delimitação da Terra Indígena Kapot Nhinore (MT e PA). O requerimento também aguarda deliberação na Comissão Externa.

* Reportagem: Val-André Mutran - Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.

https://www.zedudu.com.br/deputada-apura-a-constitucionalidade-da-demarcacao-de-terra-indigena-kapo-nhinore-na-divisa-de-mt-e-pa/
Índios:Terras/Demarcação

Related Protected Areas:

  • TI Kapôt Nhinore
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.