Incra finaliza cadastro de terras indígenas

Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br - 30/10/2023
Entre as áreas incluídas na medida, figura a Avá-Canoeiro, em Goiás

Publicado em 30/10/2023 - 12:54 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) finalizou a inclusão de todas as Terras Indígenas (TIs) no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Segundo o instituto, a medida abrange 446 áreas que representam mais de 100 milhões de hectares, além de outras 11 TIs homologadas em processo final de regularização.

Os decretos de homologação foram assinados em abril pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O cadastro começou em junho. Entre as TIs cadastradas estão as de Arara do Rio Amônia, no Acre, Avá-Canoeiro, em Goiás, Kariri-Xocó, em Alagoas, Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul, Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará, e Uneiuxi, no Amazonas.

"É a primeira vez na história do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que esse trabalho é realizado", informou, em nota, o Incra. Com a conclusão do cadastramento, o Estado terá acesso a "dados qualificados indispensáveis à formulação das políticas públicas voltadas à questão agrária", acrescentou.

Bases fundiárias
A Funai explicou que essa iniciativa tem, como objetivo, a inserção das TIs "em uma das mais importantes bases fundiárias, que compreende o cadastro de todos os imóveis rurais do país e seus detentores, sejam proprietários, arrendatários, parceiros, meeiros e outros; das glebas públicas, reservas ambientais e terras indígenas".

Tendo como gestores o Incra e a Receita Federal, o Sistema Nacional de Cadastro Rural é a base constituinte do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Há nele dados de imóveis rurais, bem como de proprietários e detentores, arrendatários e parceiros rurais, de terras e florestas públicas.

"São mais de sete milhões de imóveis privados e públicos constantes, superando 738 milhões de hectares", finalizou o Incra.

Edição: Kleber Sampaio

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-10/incra-finaliza-cadastro-de-terras-indigenas
Índios:Terras/Demarcação

Related Protected Areas: