Boletim de Comunicação da Desintrusão TIATB - 09/11/2023

MPI - https://www.gov.br - 09/11/2023
Operação de retirada de não indígenas prossegue com a segunda fase, conforme determinação do Supremo Tribunal federal - STF

Publicado em 09/11/2023 12h40

Acoordenação da Operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá comunica o início da 2a fase da operação, como previsto no Plano de Ação homologado pelo Supremo Tribunal Federal. Esta etapa vai ser desenvolvida com a atuação de todo o efetivo que está nas bases montadas no território.

A partir do trabalho de geoprocessamento, depois da primeira etapa concluída, ficou comprovado que os técnicos visitaram praticamente a totalidade das edificações em Apyterewa. E a estimativa é que 80% do gado que estava ilegalmente na terra indígena tenha sido retirado.

Com a segunda fase, inicia-se o que já estava acordado com a Justiça Federal de Redenção e o STF, como ações de retirada do gado que ainda permaneceu na área e o desfazimento das instalações que não foram desmontadas pelos não indígenas.

https://www.gov.br/povosindigenas/pt-br/assuntos/notas-oficiais/2023/11/boletim-de-comunicacao-da-desintrusao-tiatb-09-11-2023
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Apyterewa
  • TI Trincheira/Bacajá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.