Indígenas Guarani Kaiowá relatam sequestro de família e agressão a jornalista estrangeiro, em MS

O Globo - https://oglobo.globo.com - 23/11/2023
Região recebe assembleia Aty Guasu, que reúne caciques do Cone Sul
Por Daniel Biasetto e Paulo Assad - Rio de Janeiro
22/11/2023 18h25 Atualizado há 14 horas

Indígenas Guarani Kaiowá relataram, nesta quarta-feira, que uma família Guarani-Kaiowa foi sequestrada nos arredores da cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul. Segundo o relato, horas mais tarde, um jornalista estrangeiro, que está na região para a assembleia indígena Aty Guasu, foi agredido na mesma região. O evento reúne lideranças indígenas do Cone Sul.

- Uma família Guarani Kaiowá foi sequestrada. Eles estavam vindo para Aty Guasu. O pai e a mãe, grávida de 7 meses, com dois filhos. Não sabemos se eles estão mortos, vivos - conta a advogada Talitha Camargo, que representa a cacica Valdelice Veron.

De acordo com a cacica Guarani Kaiowá Valdelice Veron, o jornalista estrangeiro foi ao local, onde a família teria desaparecido:

- Ele foi para lá tentar fazer uma matéria. Ele foi pego pelos pistoleiros da Fazenda Maringá e está sendo espancado - afirma Valdelice Veron em um aúdio enviado ao GLOBO. Ainda segundo ela, disparos de arma de fogo teriam sido feitos contra indígenas que tentaram intervir.

A Polícia Civil e a Polícia Federal do Mato Grosso do Sul foram procuradas, mas não se manifestaram até o momento.

Em nome de Valdelice Veron, a advogadaTalitha Camargo havia peticionado junto ao Ministério da Justiça e ao Ministério de Direitos Humanos uma série de medidas para garantir a segurança dos participantes da assembleia Aty Guasu. O documento, que cita o histórico de violências contra a comunidade indígena do Mato Grosso do Sul, solicitava pelo deslocamento da Força Nacional para a região, com o objetivo de garantir a segurança da assembleia de caciques.

- Há 10 dias fizemos um peticionamento falando que iria ter Aty Guasu. Nós pedimos para ter Força nacional, Polícia Federal. - diz Talitha Camargo.

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/11/22/indigenas-guarani-kaiowa-relatam-sequestro-de-familia-e-agressao-a-jornalista-estrangeiro-em-ms.ghtml
PIB:Mato Grosso do Sul

Related Protected Areas:

  • TI Iguatemipeguá I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.