Funai - https://www.gov.br - 16/04/2024
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou da Operação que Ouro Viciado de combate à extração ilegal de ouro e desocupação da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (MT). A operação ocorreu no período de 12 a 14 de abril e foi deflagrada pela Polícia Federal em ação conjunta com a Funai, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), o Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/MT).
As equipes fizeram barreiras nas principais vias de acesso à Terra Indígena e incursões pelas matas e áreas invadidas pelos garimpeiros. Como resultado, foram inutilizadas 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, duas bombas d'água, um gerador e duas britadeiras.
A logística da operação integrada contou com duas aeronaves, uma do Ciopaer/MT e outra da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e embarcações para o transporte das equipes.
Após as atividades em campo, agora as investigações da Polícia Federal seguem para identificar os financiadores das atividades ilegais e descapitalizar a organização criminosa.
O garimpo ilegal de ouro e de demais recursos minerais em terras indígenas degrada o meio ambiente, ameaça a população indígena e polui os rios que abastecem os municípios. As consequências abrangem danos econômicos, sociais e ambientais.
Assessoria de Comunicação/Funai
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-integra-operacao-da-pf-contra-extracao-ilegal-de-ouro-na-terra-indigena-sarare-no-mt
PIB:Oeste do Mato Grosso
Related Protected Areas:
- TI Sararé
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.