Lula reúne ministros em busca de solução para conflito fundiário em terras indígenas
Governo federal tenta intervir no conflito, que já dura um mês, na terra indígena de Panambi Lagoa-Rica (MS) em meio à dificuldade que enfrenta para cumprir promessas nesse tema
Mariana Assis e Renan Truffi
19/08/2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne no momento com ministros para discutir possíveis soluções para os conflitos fundiários em terras indígenas Yanomami e Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul.
Participam da reunião os titulares da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, Defesa, José Múcio, da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, do Planejamento e do Orçamento, Simone Tebet, da Saúde, Nísia Trindade, Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, Gestão e Inovação no Serviço Público, Esther Dweck, Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Mâcedo, além do advogado geral da União, Jorge Messias, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joenia Wapichana
Como mostrou o Valor, o governo tenta intervir no conflito, que já dura um mês, na terra indígena de Panambi Lagoa-Rica, no Mato Grosso do Sul. A escalada de violência na terra indígena Panambi Lagoa-Rica deixou, no começo deste mês, pelo menos oito feridos. A Força Nacional de Segurança Pública foi reforçada na região.
O esforço para resolver a situação tem relação com a dificuldade do governo de cumprir promessas nessa área. Em maio, por exemplo, Lula admitiu "frustração" ao anunciar a demarcação de apenas duas novas terras indígenas em vez de seis delas, como era esperado para o mês de abril.
Na prática, foram formalizadas apenas as homologações das terras Cacique Fontoura, no Mato Grosso, e Aldeia Velha, na Bahia, algo muito aquém do esperado pelas lideranças. A promessa da gestão petista era bater a meta de 14 demarcações até meados do primeiro semestre deste ano, mas como foram homologadas apenas duas delas o Executivo tem agora dez terras indígenas entregues desde o início do mandato.
Lula tentou atenuar a decepção ao responsabilizar governadores que estariam travando essas demarcações. Sem citar nenhum Estado em específico, o presidente disse que algumas das terras indígenas, que seriam homologadas, acabaram sendo entregues indevidamente pelo próprio Executivo a terceiros.
Além disso, Lula deu a entender que parte desses governadores não reconhecem algumas terras indígenas e, por isso, não quiseram sequer receber a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, para conversar sobre o impasse.
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/08/19/lula-rene-ministros-em-busca-de-soluo-para-conflito-fundirio-em-terras-indgenas.ghtml
PIB:Mato Grosso do Sul
Related Protected Areas:
- TI Panambi - Lagoa Rica
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.