A Comunidade Indígena de Boqueirão, localizada na região de Tabaio, recebeu a visita de uma comitiva composta pelos auditores Erick Bragança e Pedro Dolabella, do Tribunal de Contas da União (TCU), que estão em Roraima pela primeira vez. A visita foi acompanhada por Edinho Batista, Tuxaua Geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), o advogado Júnior Nicacio e Marizete Macuxi, coordenadora regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
O objetivo principal da visita foi ouvir os moradores e lideranças da comunidade para verificar se as ações implementadas pela FUNAI, em especial as voltadas à proteção territorial, estão respondendo adequadamente às necessidades local. As informações colhidas durante o encontro farão parte do relatório da auditoria sobre proteção territorial indígena, conduzida pelo TCU.
Além da Comunidade de Boqueirão, os auditores também visitaram a base da brigada situada na Comunidade Serra da Moça, dentro da Terra Indígena Serra da Moça, na região de Murupu. Lá, foram recebidos pelos brigadistas do PREVFOGO, que detalharam as ações desenvolvidas na região, com ênfase nas iniciativas de fortalecimento para a prevenção de incêndios florestais.
"Prevenção e combate são dois pilares fundamentais, especialmente a prevenção. Nosso trabalho em conjunto com a FUNAI é de natureza preventiva, e estamos aqui para avaliar se as políticas públicas da FUNAI estão funcionando conforme o esperado", destacou o auditor Erick Bragança.
O Tuxaua Geral do CIR, Edinho Batista, reafirmou o apoio de longa data do CIR às ações da FUNAI, que a nova gestão tem dialogado junto as comunidades.
"As atividades realizadas em parceria com a fundação nas comunidades têm sido positivas, mas precisamos nos fortalecer cada vez mais, para conseguirmos proteger nossos territórios contra os invasores principalmente os garimpeiros que estão destruindo o meio ambiente", reforçou Edinho.
Marizete Macuxi, destacaou que a visita dos auditores ouvindo os moradores e conhecendo a realidade local, além de mostrar que os trabalhos do orgão estão sendo feitos de maneira clara, é uma importante para assegurar que mais políticas públicas voltadas às comunidades indígenas.
Essa visita vai mostrar que a Funai mesmo com algumas dificuldades está desenvolvendo as ações nas regiões de forma clara e isso é importante para que mais políticas públicas sejam implantadas de forma eficaz para atender às demandas das comunidades", esclareceu Marizete.
https://cir.org.br/site/2024/10/11/cir-acompanha-visita-do-tcu-e-funai-em-comunidades-indigenas-nas-regioes-tabaio-e-murupu/
PIB:Roraima/Lavrado
Related Protected Areas:
- TI Serra da Moça
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.