Projeto revela sistemas agroflorestais como caminho para conservação da biodiversidade e segurança alimentar em território indígena.
Após o lançamento da campanha 'A Resposta Somos Nós', os povos originários do Brasil seguem marcando presença na cúpula dos líderes do G20. A participação desta vez acontece com o projeto Agrofloresta Xavante - Watzadzé Up'tabi (que significa "alimento verdadeiro" na língua xavante), uma colaboração entre a Novo Humano, Carpe Projetos Socioambientais e a Associação Indígena Xavante Ripá de Produtividade e Etnodesenvolvimento (AIXRPE).
O projeto vai ser apresentado no Rio G20 - Diálogos para o Planeta, por Yuri Diniz, cofundador da Carpe Projetos Socioambientais, com uma palestra e exibição audiovisual no Parque Glória Maria, em Santa Teresa durante o Rio G20 - Diálogos para o Planeta, uma realização do Instituto Bienal Amazônia (IBA), que ocorre em sinergia com a cúpula dos líderes do G20 e conta com o apoio do Comitê Rio G20.
A apresentação vai abordar iniciativas de agrofloresta desenvolvidas pela organização Novo Humano em parceria com a Carpe. Iniciado em outubro de 2022, o projeto Agrofloresta Xavante já reflorestou mais de 5 mil metros de floresta produtiva, integrando mais de 50 variedades de espécies nativas, culturais, medicinais e alimentícias.
"Estamos recuperando uma área extremamente degradada ao redor da aldeia, reflorestando o cerrado nativo e produzindo alimentos saudáveis em cooperação com a etnia A'uwe. A mudança no solo já é evidente: utilizando apenas recursos locais, transformamos um solo arenoso e degradado em terra preta em pouco tempo", explica Yuri Diniz.
Em expansão, a iniciativa busca criar um cinturão agroflorestal nativo de 11 hectares, formando uma ilha de abundância para a Aldeia Ripá em Mato Grosso. O objetivo é promover a autonomia alimentar da etnia A'uwe, apoiar a regeneração do território e resgatar sementes crioulas e espécies nativas do Cerrado, essenciais para a cultura Xavante.
A iniciativa implementa práticas de cultivo agroflorestal em colaboração direta com a comunidade da Aldeia Ripá, localizada no Território Indígena Pimentel Barbosa, em Mato Grosso.
Quem quiser conhecer melhor o projeto, pode participar da apresentação, de forma gratuita.
Rio G20 - Diálogos para o Planeta
Atividade: Palestra e exibição audiovisual "Construindo um Futuro Ancestral: práticas agroflorestais como uma possibilidade para controle de incêndios florestais, resgate de sementes crioulas e o projeto Agrofloresta Xavante"
Convidado: Yuri Diniz, cofundador da Carpe Projetos Socioambientais e parceiro da organização Novo Humano
Data: 20 de novembro
Horário: 16h30 - 18h00
Local: Parque Glória Maria, Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada: Gratuita
https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos/agrofloresta-xavante-e-destaque-no-rio-g20-dialogos-para-o-planeta/
PIB:Leste do Mato Grosso
Related Protected Areas:
- TI Pimentel Barbosa
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.