A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) inaugurou nesta sexta-feira (29) o novo prédio da Coordenação Técnica Local (CTL) de Eirunepé, no Amazonas. Vinculada à Coordenação Regional (CR) Vale do Javari. A unidade atenderá aos povos das Terras Indígenas Vale do Javari, Kulina do Médio Juruá, Kanamari do Rio Juruá, Mawetek e Cacau do Tarauacá. O território é reconhecido por abrigar a maior concentração de grupos indígenas em isolamento voluntário no mundo.
Este espaço representa um avanço não só para a Funai, mas principalmente para os povos indígenas, assegurando um local digno para atendimento. É com iniciativas assim que avançamos nas políticas públicas.
Joenia Wapichana, presidenta da Funai
Construído com recursos da Funai, o novo espaço foi projetado para garantir maior eficiência e agilidade no atendimento às demandas locais, fortalecendo a autonomia e os direitos dos povos indígenas. A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, destacou a relevância da inauguração. "Este espaço representa um avanço não só para a Funai, mas principalmente para os povos indígenas, assegurando um local digno para atendimento. É com iniciativas assim que avançamos nas políticas públicas," afirmou.
Joenia também reforçou o papel da Funai como articuladora da política indigenista. "Desde a Constituição de 1988, a Funai compartilha responsabilidades com outras esferas governamentais. Nosso papel hoje é orientar e articular políticas públicas para garantir os direitos dos povos indígenas," explicou.
Durante o evento, Nelly Dollis, coordenadora da CR Vale do Javari, enfatizou a importância da colaboração entre instituições e comunidades indígenas. "As CTLs são os olhos da Funai na região. É fundamental que as lideranças indígenas participem ativamente na construção de políticas públicas," afirmou.
A cerimônia contou com a participação de lideranças indígenas, autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes da Funai, como as diretoras Lucia Alberta Baré, de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, e Mislene Metchacuna, de Administração e Gestão; o ouvidor em exercício, Igor Sousa; o chefe da CTL de Eirunepé, Francisco Neto; e o coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, Iltercley Rodrigues.
A Funai opera 39 Coordenações Regionais (CRs) no Brasil, responsáveis por implementar ações de proteção aos direitos indígenas, etnodesenvolvimento e gestão ambiental e territorial. Vinculadas às CRs, as Coordenações Técnicas Locais ampliam o alcance da autarquia e qualificam a defesa dos direitos dos povos indígenas.
Na região do Vale do Javari, cinco CTLs estão sob a jurisdição da CR: Atalaia do Norte II, Atalaia do Norte III, Palmeira do Javari I, Palmeira do Javari II e Eirunepé. A Terra Indígena Vale do Javari é habitat dos povos Marubo, Matis, Kanamari, Kulina e Mayuruna, além de grupos de recente contato, como os Korubo e Tyohom Dyapa, e outros como os Kulina Madja, Kanamari e Deni.
Assessoria de Comunicação/Funai
https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-inaugura-novo-predio-da-coordenacao-tecnica-local-de-eirunepe-no-amazonas
Índios:Política Indigenista Oficial
Related Protected Areas: