Uma criança indígena de apenas dois anos de idade foi vítima de abuso sexual em uma aldeia no interior da Ilha do Bananal. O suspeito do crime foi detido pela comunidade e a vítima hospitalizada, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
A SSP informou que o caso inicialmente foi registrado pela polícia do Mato Grosso, na quinta-feira (19), e as informações foram repassadas à Polícia Civil do Tocantins. O suspeito é morador da aldeia e foi detido pela própria comunidade e entregue às autoridades.
A criança recebeu os primeiros socorros no Hospital Municipal de Santa Terezinha (MT) e depois foi levada para o hospital de Confresa (MT), onde segue internada.
Conforme a SSP, a Polícia Civil do Tocantins está acompanhando o caso. Por envolver uma criança, a investigação corre sob sigilo, conforme determina a lei, e atendendo ao pedido da família da vítima.
A Associação Apãwa do povo Awa-Canoeiro repudiou o crime e disse que o ato evidencia a vulnerabilidade a que crianças estão expostas, mesmo em espaços que deveriam ser de proteção e segurança dentro das aldeias.
"Diante de tamanha brutalidade, é inadmissível que a sociedade e os órgãos competentes fiquem inertes. Exigimos que o autor deste crime hediondo, que vivia na própria aldeia, seja rigorosamente punido na forma da lei", afirma a nota de repúdio.
A Coordenação das Organizações Indígenas do Povo Javaé da Ilha do Bananal afirmou ser inaceitável que a sociedade, bem como as autoridades competentes, se silenciem diante desse crime e exigiu uma ação imediata e firme contra o autor do crime.
A Associação Natureza Viva Ilha do Bananal também se manifestou sobre o caso, pediu rigor na punição do suspeito e ressaltou que crimes de abuso impactam as vítimas, suas famílias e a coletividade como um todo.
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2024/09/20/crianca-indigena-e-vitima-de-abuso-sexual-dentro-de-aldeia-e-suspeito-e-preso-pelos-moradores.ghtml
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins
Related Protected Areas:
- TI Avá-Canoeiro
- TI Javaé/Ava Canoeiro (Canoanã)
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.