ND+ - ndmais.com.br - 02/12/2024
Estruturas incendiadas no Morro dos Cavalos eram ranchos de pesca usados para fins recreativos que ocupavam área de preservação ambiental
Uma operação no Morro dos Cavalos, na região de Palhoça, na Grande Florianópolis, destruiu ranchos de pesca que estavam construídos em área de preservação ambiental na terra indígena. Vídeos mostram agentes incendiarem estruturas na madrugada desta segunda (2).
A operação ambiental foi realizada pelo Ibama e pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) para destruir as construções feitas em áreas de APP (Área de Preservação Permanente) - Parque Estadual da Serra do Tabuleiro - e teve o apoio da Funai por também se tratar de uma terra indígena onde habita o povo Guarani Mbya.
Segundo o Ibama, as estruturas eram ranchos de pesca usados para fins recreativos fruto de vendas ilegais de terrenos na área protegida.
"A venda e ocupação de terrenos em áreas protegidas são crimes graves, que comprometem o futuro ambiental de nossos territórios e das populações que deles dependem. Estamos atentos e atuaremos sempre que necessário para garantir a proteção dessas áreas", afirmou um representante do Ibama.
Vídeos mostram agentes na mata buscando os ranchos e, em seguida, os destruindo com fogo.
Assista ao vídeo da destruição das estruturas no Morro dos Cavalos
https://ndmais.com.br/meio-ambiente/video-operacao-no-morro-dos-cavalos-destroi-ranchos-em-terra-indigena-na-grande-florianopolis/
PIB:Sul
Related Protected Areas:
- TI Morro dos Cavalos
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.