Mendonça suspende demarcação de terra indígena em Santa Catarina

Valor Econômico - https://valor.globo.com/ - 24/01/2025
Mendonça suspende demarcação de terra indígena em Santa Catarina
Na decisão, o ministro do STF argumentou que ainda há embargos pendentes de análise no processo que trata da tese do marco temporal

Isadora Peron

24/01/2025

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a demarcação da Terra Indígena Toldo Imbu, no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina. Na decisão, o ministro argumentou que ainda há embargos pendentes de análise no processo que trata da tese do marco temporal.

"Nesse sentido, o julgamento do Tema no 1.031 do rol da Repercussão Geral, o qual, prima facie, se relaciona com o mérito da disputa travada na origem, podendo a definição da Suprema Corte ser decisiva para a sorte da área sub judice, ainda está pendente de julgamento", afirmou.

Em setembro de 2023, o STF declarou a tese inconstitucional, mas Mendonça ficou vencido. O placar foi 9 a 2. Na ocasião, ele votou a favor do marco temporal, que dizia que indígenas só teriam direito a terras que ocupavam no dia em que a Constituição foi promulgada, em 1988.

A homologação da terra indígena em Santa Catarina foi assinada em 4 de dezembro de 2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em nota, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) criticou a decisão do ministro e disse que isso coloca vidas em risco. "Sua decisão afeta centenas de vidas Kaingang! Sua decisão ameaça o futuro!"

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/01/24/mendonca-suspende-demarcacao-de-terra-indigena-em-santa-catarina.ghtml
Índios:Terras/Demarcação

Related Protected Areas:

  • TI Toldo Imbu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.