Governo Federal discute projetos voltados à soberania alimentar e à educação na Terra Indígena Yanomami

Funai - https://www.gov.br - 29/01/2025
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou nesta quarta-feira (29) de reunião com outros órgãos do Governo Federal para tratar da continuidade da implementação de projetos na Terra Indígena Yanomami (TIY). O encontro contou também com representantes da Casa Civil, do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). A reunião faz parte do esforço integrado do Governo Federal para devolver a autonomia aos povos Yanomami e Ye'kwana, afetados pelo garimpo ilegal na região.

Em 2024, órgãos do Governo Federal, dentre os quais a Funai, receberam crédito extraordinário para executar ações de emergência voltadas aos povos da TIY. Os projetos visam a assegurar soberania e segurança alimentar, avançar na implementação de políticas públicas de educação, infraestrutura comunitária, bem como recuperar o modo de vida das comunidades prejudicadas pela atividade criminosa do garimpo na região. Como orientadora da política indigenista, cabe à Funai acompanhar as propostas para que sejam implementadas com a participação dos povos indígenas, respeitando suas particularidades.

Funai e órgãos parceiros avançam nos projetos de soberania alimentar e nutricional com lideranças da TI Yanomami

Em todas as ações implementadas na TIY, os povos Yanomami e Ye'kwana são consultados, assim como as organizações indígenas do Amazonas e de Roraima, seguindo o Protocolo de Consulta aos Yanomami e Ye'kwana. O instrumento foi criado pelos próprios indígenas para estabelecer um diálogo com o Estado brasileiro. Ouvir os povos indígenas, respeitando suas particularidades, é fundamental para a elaboração e implementação de projetos efetivos voltados ao enfrentamento à crise.

Desintrusão
Cerca de 3.536 operações de combate ao garimpo na Terra Indígenas Yanomami foram realizadas pelo Governo Federal somente em 2024, consolidando a retirada dos invasores. No total, só no ano passado, foram realizadas 19.365 abordagens, resultando em 2.516 autuações, 229 notificações emitidas e 159 prisões, atingindo diretamente as redes criminosas.

As multas aplicadas somaram R$ 11,4 milhões. As ações também causaram um prejuízo acumulado de R$ 267 milhões ao garimpo ilegal, enfraquecendo significativamente a logística das atividades.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/governo-federal-discute-projetos-voltados-a-soberania-alimentar-e-a-educacao-na-terra-indigena-yanomami
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.