Oficina fortalece linha de cuidado do câncer do colo do útero para mulheres indígenas Yanomami e Ye'kwana

Ministério da Saúde - gov.br/saude - 05/02/2025
Qualificação reúne especialistas, profissionais e gestores para traçar estratégias de rastreio, diagnóstico e tratamento da doença no contexto intercultural

Esta semana, a saúde das mulheres indígenas Yanomami e Ye'kwana está no centro das discussões em Roraima. Desde segunda-feira (3), ocorre, em Boa Vista, a oficina Diagnóstico e Planejamento: Construção da Linha de Cuidado do Câncer do Colo do Útero no Dsei Yanomami e Ye'kwana.

A atividade, que segue até esta quinta-feira (6), na Universidade Federal de Roraima (UFRR), é financiada pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e organizada e coordenada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami e Ye'kwana.

Trata-se de um encontro fundamental para a qualificação da atenção à saúde indígena com uma abordagem intercultural, que reúne profissionais e instituições para debater estratégias de rastreio, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero nas comunidades.

Além de fortalecer colaboração entre diferentes instituições, promovendo um apoio interinstitucional, o objetivo é estruturar um modelo de atendimento que respeite a cultura e as especificidades das mulheres Yanomami e Ye'kwana, garantindo um acesso mais eficaz e humanizado aos serviços de saúde.

Entre os participantes estão representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), dos DSEI Leste de Roraima e Alto rio Negro, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representantes do governo do estado de Roraima, além de profissionais que atuam diretamente na assistência no DSEI YY, como enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e antropólogos.


A Oficina Diagnóstico e Planejamento: Construção da Linha de Cuidado do Câncer do Colo do Útero no Dsei Yanomami e Ye'kwana é um passo crucial na construção de um sistema de saúde mais inclusivo e eficiente para os povos indígena.

O câncer do colo do útero é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres indígenas, sendo agravado pelas dificuldades de acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado.

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/oficina-fortalece-linha-de-cuidado-do-cancer-do-colo-do-utero-para-mulheres-indigenas-yanomami-e-yekwana
PIB:Roraima/Mata

Related Protected Areas:

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.