A Voz da Cidade - https://avozdacidade.com/wp/documentarios-sobre-o-povo-yanomami-no-carnaval-do-rio - 17/02/2025
Documentários sobre o povo Yanomami no Carnaval do Rio e ativismo ambiental serão exibidos na Mostra Biodiversidade Audiovisual em Paraty
Evento acontece nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, às 19h, no Cinema da Praça; o evento é realizado pela Casa da Cultura
17 de fevereiro de 2025, 10:11
Na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, às 19h, a Mostra Biodiversidade em Audiovisual exibe dois filmes impactantes no Cinema da Praça, no Centro Histórico de Paraty: "Ya Temi Xoa" e "It All Starts With a Dream". Realizado pela Casa da Cultura em parceria com o Instituto-E, o evento promove conscientização socioambiental por meio do audiovisual, trazendo diretores e especialistas para uma roda de conversa aberta ao público.
O curta-documentário "Ya Temi Xoa" acompanha o xamã Yanomami Davi Kopenawa no Rio de Janeiro, em 2023 e 2024, registrando sua perspectiva sobre a perseguição ao seu povo e as invasões do garimpo. O título, que significa "ainda estamos vivos", expressa a resistência dos povos originários e conecta-se ao desfile da Acadêmicos do Salgueiro que levou essa história à Sapucaí.
Para Nina Braga, curadora da Mostra, o Carnaval é uma vitrine poderosa para temas sociais e ambientais, permitindo que as lutas dos povos indígenas sejam trazidas à tona e discutidas em um espaço amplamente visível e culturalmente relevante. "Achei pertinente fazer esse link com a Mostra, já que estamos perto do Carnaval e a luta dos Yanomamis conseguiu essa ressonância na avenida. Foi um dos enredos mais impactantes", diz ela.
"It All Starts With a Dream", dirigido por Luciana Brafman, por sua vez, traça um panorama do ativismo ambiental do século 19 ao 21, combinando histórias de luta e resistência com uma linguagem contemporânea, marcada pelo uso de música, incluindo o rap.
A roda de conversa desta edição, contará com a presença do diretor de "Ya Temi Xoa", Thomas Mendel, jornalista e filmmaker com vasta experiência em coberturas socioambientais para organizações como ONU, Greenpeace e Instituto Socioambiental. Ao seu lado, o debate vai contar também com a roteirista do filme, Marina Ferreira, especialista em política nacional e direitos humanos. A diretora Luciana Brafman, ativista climática e fundadora da produtora Time To Act, que vive atualmente em Los Angeles, participará do evento com um depoimento em vídeo sobre sua experiência no cinema documental e no impacto social.
A Mostra vai receber ainda uma liderança jovem da comunidade guarani, representada por João Mendonça, convidado para trazer a visão indígena ao debate. Samyr Mariano, jovem ativista de Paraty, junta-se ao grupo para enriquecer os temas da roda de conversa, com mediação de Nina Braga e participação do público.
A Mostra Biodiversidade em Audiovisual, que acontece mensalmente, abriu sua temporada de 2025 em janeiro, com lotação máxima do Cinema da Praça e um debate acalorado sobre conservação ambiental em Paraty, incluindo temas como saneamento e turismo sustentável. Como desdobramento, está sendo organizado um encontro no auditório da Casa da Cultura, reunindo sociedade civil, lideranças locais, autoridades e instituições como IPHAN e ICMBio, entre outras, para discutir condições de vida dos moradores e comunidades tradicionais, lembrando que Paraty é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Estão previstas novas edições em março, abril e julho. Realizada pela Casa da Cultura de Paraty, com parceria do Instituto-E, apoio da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura e do Cinema da Praça, a Mostra Biodiversidade em Audiovisual se consolida como um espaço de reflexão e troca de experiências entre realizadores e o público local.
As sessões acontecem no Cinema da Praça, localizado no Centro Histórico, em frente à Praça da Matriz, com 120 lugares. A entrada é gratuita e as senhas são distribuídas uma hora antes do início.
Mostra Biodiversidade em Audiovisual
Data: 19 de fevereiro, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Cinema da Praça
Rua Marechal Deodoro, 3 - Centro Histórico
IG @cinemadapracaparaty
Todas as sessões são gratuitas, basta retirar o cartão de acesso 1h antes, com cadastro. Quem não tem o cadastro, pode fazê-lo de segunda a sexta das 9h às 17h, portando um documento de identificação com foto, para evitar filas.
Programação:
Ya temi xoa
O curta-documentário "Ya Temi Xoa" registra a construção do desfile da Acadêmicos do Salgueiro pela perspectiva dos protagonistas: os povos originários. Entre 2023 e 2024, a equipe acompanhou o xamã Yanomami Davi Kopenawa no Rio de Janeiro, captando o olhar do líder indígena mais influente da atualidade. Davi reflete sobre a perseguição ao povo Yanomami, sobre as invasões do garimpo e faz um pedido de socorro. Ya Temi Xoa significa "ainda estamos vivos" e reflete a potência dos povos que sempre estiveram aqui.
FICHA TÉCNICA:
Duração: 19 minutos
Direção, fotografia e montagem: Thomas Mendel
Roteiro: Marina Ferreira
Produção: Ariel Gajardo, Carol Fasolo, Evilene Paixão, Fabrício Araújo, Marina Terra e Roberto Almeida
It All Starts With a Dream
Breve história do ativismo ambiental. Documentário que reporta alguns dos principais movimentos pelo meio ambiente, do final do século 19 ao início do século 21.
FICHA TÉCNICA:
"It All Starts With a Dream"
Duração: 18'59"
Produção: Time To Act
Produção Executiva: Luciana Brafman
Produção: Isabella Prata
Direção: Luciana Brafman
Montagem: Daniel Franco e Denise Cruz
Pesquisa: Eloá Chouzal e Mahryan Sampaio
Roteiro: Gui Ashcar
Ilustração: Santos e Chris Tex
Pesquisa: Mahryan Sampaio Rodrigues
Participantes:
Nina Braga: Uma das idealizadoras e curadora da Mostra Biodiversidade em Audiovisual em Paraty. Graduada em Sociologia e Ciências Políticas e em Psicologia, Mestre em Ciências da Saúde e com pós-graduação em Antropologia Social, dirigiu o Instituto-E de 2007 a 2020 e agora integra o Conselho Estratégico desta OSCIP. Autora e organizadora de coletâneas e artigos científicos, sobretudo na área de psicologia neonatal e saúde coletiva, Nina também realizou alguns premiados documentários ambientais.
Thomas Mendel: Jornalista, filmmaker e diretor do filme " Ya temi xoa" participou de algumas das maiores coberturas socioambientais dos últimos anos para organizações como ONU, Greenpeace, Animal Equality e Instituto Socioambiental.
Marina Ferreira: jornalista e roteirista, com dez anos de experiência em comunicação - oito deles como editora de política da GloboNews. Especialista em política nacional e direitos humanos, colabora com projetos audiovisuais e negócios de impacto.
João Mendonça: João Mendonça Martins Filho é uma liderança indígena da Terra Indígena Tekoha Jevy, Aldeia Rio Pequeno. Atua como ativista, artesão e possui amplo conhecimento sobre os movimentos indígenas.
Samyr Mariano: Jovem ativista socioambiental natural de Paraty, fundador do Coletivo AMA (Ativistas pelo Meio Ambiente), criado há sete anos com o objetivo de defender e preservar o meio ambiente. Sua dedicação às causas ambientais e o engajamento da juventude nos espaços de governança têm sido fundamentais para seu destaque no município.
Sobre o Instituto-E: Fundado e presidido por Oskar Metsavaht, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Cultura de Paz, Sustentabilidade e para a Década do Oceano, o Instituto-E é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que, há mais de 30 anos, desenvolve conceitos e práticas autorais para promover o desenvolvimento sustentável.
https://avozdacidade.com/wp/documentarios-sobre-o-povo-yanomami-no-carnaval-do-rio-e-ativismo-ambiental-serao-exibidos-na-mostra-biodiversidade-audiovisual-em-paraty/
Produção Cultural:Cinema, TV, Vídeo
Related Protected Areas:
- TI Yanomami
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.