ANEEL - https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2025/aneel-recebe-winti-suya-lideranca-do-p - 02/04/2025
ANEEL recebe Winti Suya, liderança do Povo Kisêtjê, para tratar da expansão do Programa Luz para Todos em terras indígenas
Visita ocorreu nesta quarta-feira (2/4) na sede da Agência em Brasília
Publicado em 02/04/2025 18h53 Atualizado em 03/04/2025 10h57
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa, recebeu em reunião, nesta quarta-feira (2/4), na sede da Agência, a liderança do Povo Kisêtjê, Winti Suya. A visita decorreu da participação da ANEEL no "Encontro de Monitoramento Social e Avaliação do Programa Luz para Todos em Terras Indígenas" realizado nos dias 25 a 29 de março de 2025, organizado pelo povo Kisêtjê, em Aldeia do Território Indígena WAWI, no estado do Mato Grosso.
O cacique solicitou o apoio da Agência na solução dos problemas relacionados com a instalação de sistema de energia elétrica na comunidade, realizado em Mato Grosso. Feitosa destacou que "a situação será analisada pelas áreas técnicas da ANEEL que irão avaliar as responsabilidades e acompanhar as implementações dos sistemas".
No encontro de monitoramento do Programa Luz para Todos realizado na semana passada, a Agência foi representada pela Chefe de Gabinete Elvira Justino e pelas assessoras da diretoria Camila Bonfim e Fernanda Argolo. O evento teve apoio da Associação Terra Indígena Xingu - ATIX, do Instituto Socioambiental - ISA e de Organizações Não Governamentais integrantes da Rede Energia e Comunidades, reunindo lideranças de 12 povos indígenas do Xingu* e representantes da ANEEL, MME, EPE, Funai e Energisa Mato Grosso.
Durante o encontro, foram debatidos impactos da implementação do Programa Luz para Todos nas comunidades indígenas da região, bem como irregularidades e pontos de aprimoramento para a prestação do serviço.
Entre os problemas relatados estão a desinformação sobre o funcionamento do Programa, escolha do sistema implantado (SIGFI) e inadequação da voltagem dos inversores instalados, dúvidas sobre o cadastramento na Tarifa Social de Energia elétrica - TSEE, dificuldade para o pagamento das faturas de energia, nível elevado de inadimplência, preocupação com a segurança das crianças devido à proximidade dos sistemas SIGFIS das casas (malocas), dificuldades para manutenção dos equipamentos e ausência de um canal adequado para comunicação dos indígenas com a distribuidora.
Como resultado das plenárias, foi produzida a carta dos povos indígenas xinguanos sobre o Programa Luz para Todos, que identifica diversos problemas no planejamento e na implantação dessa política pública, com o objetivo de assegurar o atendimento das reivindicações apresentadas e de aprimorar o PLPT de forma a levar em consideração as particularidades e as necessidades específicas dos povos indígenas.
Leia também a contribuição da Rede Energia & Comunidades ao encontro de monitoramento do Programa Luz para Todos no Xingu.
*Kísêdjê, Kalapalo, Tapayuna, Kawaiweté, Matipu, Yudjá, Yawalapiti, Trumai, Aweti, Mehinako, Kuikuro e Kamayurá
https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2025/aneel-recebe-winti-suya-lideranca-do-povo-kisetje-para-tratar-da-expansao-do-programa-luz-para-todos-em-terras-indigenas
PIB:PIX
Related Protected Areas:
- TI Xingu
- TI Wawi
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.