Funai estuda novas parcerias para construção de casas indígenas em 2007

Funai - funai.gov.br - 03/10/2006
O coordenador do projeto da Ação Construção de Moradia para a Comunidade Indígena, da Diretoria de Assistência da Funai, João Gilberto da Silva Nogueira, viaja hoje, (03/10), para Rondônia onde se reunirá com representantes das prefeituras de Ji-Paraná e de Alta Floresta. A intenção é discutir parcerias entre os governos local e federal que garantam a construção de moradias para as comunidades Gavião, Zoró, Arara, Uruewauwáu e Tupari. "A expectativa de novos contratos é grande, já que a região tem interesse em se aproximar cada vez mais das comunidades indígenas", afirma.
Semana passada, o coordenador esteve nos municípios cariocas de Angra dos Reis e Parati, além de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com o mesmo objetivo.
A iniciativa faz parte da estratégia da Funai de inclusão de novas comunidades indígenas no projeto no ano que vem. A intenção é garantir melhor qualidade de vida e reduzir, assim, os índices de insalubridade e o agravamento de doenças entre os povos que vivem em áreas ambientalmente degradadas, portanto, sem recursos naturais para construção de suas casas tradicionais.
Para 2007, o órgão prevê recursos da ordem de 1 milhão de reais para a construção de cerca de 500 unidades. A outra parte do dinheiro vem de parcerias com as prefeituras, além de convênios com o ministério das Cidades e de Minas e Energia.
Este ano as comunidades Guarani Kaiowá, Guarani M'Byá, Pataxó, Kaingang e Javaé foram beneficiadas com cerca de 200 casas. Segundo Nogueira, a intenção é de que mais famílias sejam atendidas de acordo com o número de recursos arrecadados das parcerias. "Nossa empreitada nos possibilita sempre fazer mediações para conseguir maiores benefícios para as comunidades", afirma.
Índios:Política Indigenista Oficial

Related Protected Areas:

  • TI Gavião
  • TI Igarapé Lourdes
  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  • TI Zoró
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.