Jovens Kambiwá participam da VIII Fennarte

Funai - 26/07/2007
O Governo de Pernambuco mostrou a sua face indígena na VIII Feira Nacional de Negócios de Artesanato, com uma grande maloca armada na área central do Centro de Convenção, onde várias etnias apresentam a potencialidade de sua arte. Um dos destaques é um grupo de jovens da etnia Kambiwá que expõe cento e cinqüenta peças produzidas com cabaça, fruto de uma vegetação típica da região do semi-árido.

A participação dos jovens indígenas na VIII FENNARTE é um dos resultados do Encontro de Jovens Adolescentes Indígenas em Situação de Risco Social realizado em novembro de 2006, pelo Setor de Educação da Funai de Recife. No encontro, foi realizada uma oficina de artesanato de cabaça, pleito apresentado pelos próprios indígenas, com a participação de vinte e quatro jovens Kambiwá.

Para a programadora educacional da Funai, Inalda Serrano Barbosa, a participação dos jovens mostra concretamente a importância da Ação com Jovens e Adolescentes que o órgão indigenista tem levado às Terras Indígenas. O resgate e uso racional de uma espécie em risco de extinção, a curto prazo, está gerando renda e dando visibilidade a cultura indígena na região, com produção de artesanato em cabaça feita pelos jovens Kambiwá.

José Wenilson Silva de Lima, estudante, 15 anos, conta que em Kambiwá era difícil achar cabaça na área: "participei da oficina e depois plantei no quintal da minha casa, hoje estou aqui mostrando e vendendo o que eu faço".Satisfeito segura nas mãos uma galinha feita em cabaça, utilizada para depósito de ovos. Mas não é apenas José Wenilson que está satisfeito com os resultados da Oficina de Cabaça. Alexandre Ribeiro, que também expôs relata a sua experiência. "Participei no ano passado do Curso de Cabaça, antes do curso na aldeia se jogava fora as cabaças e hoje está sendo utilizada como finalidade de renda para muitos jovens. Foi uma grande oportunidade para mostrarmos que temos talento e serviu para mobilizar toda a aldeia para mais produção de cabaça", conta Alexandre.
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Kambiwá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.