Povo Pataxó reivindica melhores condições na educação

Cimi Leste - 12/09/2007
Sessenta indígenas, entre mulheres, jovens, professores e lideranças Pataxó de oito aldeias
(Aldeia Nova, Corumbauzinho, Tauá, Águas Belas, Alegria Nova, Pequi, Cahy e Tibá) do município do Prado, Bahia, ocuparam na tarde de hoje (12/7), a sede da Diretoria Regional de Educação do Estado da Bahia, em Teixeira de Freitas no extremo sul do estado.

Eles reivindicam melhores condições de trabalho para os professores, pagamento de oito meses de salários atrasados referentes a 2007 e pagamento dos salários de 2006. Ainda protestam a falta de merenda escolar, mobiliários, materiais didáticos e agilização do concurso específico para professores indígenas. O grupo solicita também a presença de representantes da Secretária de Educação do Estado para discutir as reivindicações e afirmam que só desocuparão o local quando as solicitações forem atendidas.

Em junho deste ano, o procurador da República em Eunápolis, Paulo Augusto Guaresqui, a partir de denúncias das lideranças indígenas sobre a realidade da educação, visitou as aldeias da região do Prado. Ele comprovou o problema e assumiu o compromisso de notificar a Secretaria de Educação do Estado, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), solicitando informações sobre o motivo de tal situação. O procurador ainda se comprometeu a ajuizar Ação Civil Pública responsabilizando os órgãos responsáveis pelo abandono e descaso em que se encontra a educação escolar indígena na região.
PIB:Leste

Related Protected Areas:

  • TI Águas Belas
  • TI Corumbauzinho
  • TI Comexatiba (Cahy-Pequi)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.