Indígenas são orientados sobre saúde

Folha de Rondônia - 08/11/2007
A Equipe de Educação em Saúde da Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) está realizando ‘Oficinas de Educação em Saúde e Mobilização Social’ em aldeias da etnia Cinta Larga e Nambikwara atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vilhena, nos municípios do Aripuanã, Juína e Comodoro, no Mato Grosso. O trabalho começou no último sábado na aldeia ‘Flor do Prado’ e contou com a participação da coordenadora de Educação em Saúde da Funasa/Presidência, Cíntia Sobrinho.

Sob a orientação do extencionista da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Kleber Rodrigues Pereira, membros da comunidade plantaram árvores frutíferas, como açaí, caju, ingá, manga, tamarindo, laranja poncã, graviola e 200 mudas de banana missure e fia II. Segundo a técnica da Funasa/RO, responsável pela coordenação das oficinas, Railda Nery a ação tem por objetivo, incentivar a produção de frutas, pois desta forma é possível melhorar a alimentação na comunidade Flor do Prado e em outras aldeias.

Atividades práticas voltadas à higiene e alimentação, como produção de sabão e pão caseiro também foram desenvolvidas, visando à melhoria da qualidade de vida dos indígenas. Esta etapa, que envolveu todas as mulheres da aldeia, foi coordenada pelas técnicas Gélia Pires de Matos (Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto do Oeste) e Isolda de Oliveira Ferreira (Pólo Base de Vilhena).

Ao falar sobre as oficinas, Cíntia Sobrinho disse estar feliz em participar de uma equipe disposta a superar todas as dificuldades para levar as comunidades indígenas iniciativas que possam contribuir para a saúde destas populações .

"Tenho certeza que é possível alcançar os propósitos estabelecidos, pois esta equipe é comprometida e acredita no que faz", ressaltou.

Até o próximo dia 20 o mesmo trabalho será realizado nas aldeias Cachoeirinha, Taquaral, Furkim, Capivara, Rio Seco e Nambikwara Central. Na aldeia Furkim, a equipe da Funasa/RO vai realizar ações de reforço na horta já existente.
Saúde:Geral

Related Protected Areas:

  • TI Aripuanã
  • TI Aripuanã
  • TI Pirineus de Souza
  • TI Serra Morena
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.