Índios bloqueiam acesso a assentamento

Zero hora-Porto Alegre-RS - 29/07/2002
Famílias reivindicam local provisório para ficar


Um acampamento de 45 famílias de descendentes de caingangues está bloqueando desde terça-feira o acesso de um assentamento do Incra na antiga Granja Oriental, no distrito de Capão Bonito, em Salto do Jacuí, região do Alto Jacuí.

O grupo de índios que interrompe o acesso dos colonos ocupa uma área de 31 hectares do assentamento, onde 43 famílias de agricultores vivem há três anos.

Os indígenas reivindicam um local para assentamento provisório, enquanto a área denominada Borboleta - 45 mil hectares nos municípios de Salto do Jacuí, Espumoso e Campos Borges - passa por estudos de demarcação. Desde quarta-feira, o clima é tenso, mas não houve confrontos.

Segundo o superintendente interino do Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra) no Estado, Valdir Dorini, os colonos dispararam tiros para o alto durante a semana para intimidar os manifestantes. Dorini explicou que um técnico foi enviado ao local.

- Solicitei audiência com a presidência da Funai, em Brasília, para buscar uma solução para o caso. De uma hora para outra, pode haver violência - afirma Dorini.

Conforme o sargento Paulinho Jacques Birgeier, da Brigada Militar de Espumoso, a BM monitora o local passando de duas a três vezes ao dia na área. Com a interrupção da entrada principal do assentamento com troncos e galhos, o maquinário dos agricultores fica impedido de deixar a área.

Na semana passada, um dos fornecedores de alimentos do assentamento se sensibilizou com as más condições do acampamento e doou 45 cestas básicas, entregues aos índios pelo Incra. Segundo a Funai, a região está sendo estudada pela Associação Brasileira de Antropologia para reconhecer os manifestantes como descendentes de índios.


ENTENDA O CASO
o Uma área de 45 mil hectares, entre Salto do Jacuí, Espumoso e Campos Borges, é reivindicada desde 1987 por descendentes de caingangues. O local é chamado de Área da Borboleta, pelo formato de seu contorno, e ainda está em fase de estudos antropológicos.

o Enquanto o território não é demarcado, o grupo pede a cessão provisória de terras no interior de Salto do Jacuí.
Havia mais de três anos, famílias acampavam próximo ao Centro. É o grupo que agora ocupa a área da Granja Oriental e bloqueia o acesso.

o Desde abril do ano passado, eles passaram a pressionar agricultores do MST assentados em uma área da antiga Granja Oriental. À época, houve protestos, quando os colonos foram impedidos de colher soja e milho no local.
PIB:Sul

Related Protected Areas:

  • TI Borboleta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.