Índios tremembés discutem integração

Jornal O Povo - Ceara - 03/06/2008
Presentes em comunidades de três municípios cearenses, os índios tremebés vão estar reunidos a partir de amanhã na praia de Almofala, em Itarema, na I Assembléia do Movimento Indígena Tremembé. No encontro estão previstas discussões sobre integração, terra, educação, medicina tradicional e etnicidade.

Começa amanhã, 4, na sede da escola diferenciada Maria Venâncio, na praia de Almofala, em Itarema, distante 276 quilômetros de Fortaleza, a I Assembléia do Movimento Indígena Tremembé. Presentes no Ceará em comunidades distribuídas nos municípios de Itarema, Acaraú e Itapipoca, os índios da etnia estarão reunidos até o próximo sábado, 7, no evento, que vai discutir questões de interesse das aldeias. Na pauta, como tema central, a integração e consolidação do povo Tremembé.

De acordo com Fernando Marciano Santos, o Fernando Tremembé de Almofala, que é membro da comissão organizadora da assembléia, o programa vai debater as questões relacionadas à terra, etnicidade, educação indígena, medicina tradicional e educação escolar indígena. Segundo Fernando, contando com uma população de cerca de oito mil índios distribuídos nos três municípios, seu povo muitas vezes acaba ficando distanciado, sobretudo a base. "Por não sair muito de suas aldeias, acaba ficando sem ter conhecimento do que se passa nas demais comunidades".

Nesse sentido, ele justifica a escolha da integração como ponto central dos debates. Fernando calcula que a assembléia deverá reunir cerca de 300 índios, incluindo professores, agentes de saúde e agentes ambientais indígenas, além de convidados, representando as três comunidades da etnia. Logo no primeiro dia, a programação vai contar com discussões sobre a temática principal e a questão da garantia à terra. O debate terá a participação de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público.

Na quinta-feira, 5, segundo dia do evento, a pauta estará centrada na etnicidade, cultura e medicina tradicional. Nesse dia, os tremembés farão exposição de licores, xaropes e outros remédios caseiros que produzem. Na sexta-feira, 6, os temas em discussão serão educação indígena e educação escolar indígena. Em relação a esse campo, Fernando Tremembé destaca que todas as comunidades já contam com escolas e professores indígenas contratados, os quais são pagos pelo Governo do Estado, via Secretaria da Educação (Seduc). Ele diz que representantes da pasta e das coordenadorias regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) de Acaraú e Itapipoca deverão estar presentes na ocasião.

Cerimônia
Para o sábado, 7, a programação reserva todo o tempo para a avaliação da assembléia e preparação do relatório final. A cerimônia de encerramento vai contar com a benção do pajé Luiz Manoel do Nascimento, conhecido como Luiz Caboclo. Fernando revela que realizar a I assembléia do povo Tremembé é um objetivo que vinha sendo perseguido há muito tempo, mas agora, com a ajuda do pai Tupã, a oportunidade chegou. "Vamos promover uma intensa troca de energias e conhecimentos", diz ele, acrescentando que embora sejam de uma mesma etnia, cada comunidade tem suas características próprias. Fernando ressalta que serão expostos no local do encontro os trabalhos artesanais feitos pelos artistas das comunidades. São obras em tecelagem, serigrafia, cerâmica, pintura e desenho.


SAIBA MAIS

ITAREMA: Praia de Almofala e no córrego João Pereira, que compreende Capim-açu, São José e Telhas

ITAPIPOCA: Distrito de Marinheiros, nas comunidades São José e Buriti

ACARAÚ: Aldeia Queimadas

TRADIÇÃO DO POVO TREMEMBÉ
Os tremembés mantêm a dança do torém como sua expressão cultural mais singular. É uma dança de roda, acompanhada por canções que misturam palavras em português com palavras de origem indígena na forma de quadras. No centro do círculo, fica um ou dois dançarinos, os toremzeiros, que dançam por meio de passos compassados e alguns razoavelmente estilizados. Os dançarinos são acompanhados pelo som do maracá.

Fonte: Enciclopédia Povos Indígenas no Brasil
site: www.socioambiental.org
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tremembé de Almofala
  • TI Córrego João Pereira
  • TI Tremembé de Queimadas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.