Presidente da Funasa se reúne com Tremembés, no Ceará

Funasa - www.funasa.gov.br - 08/09/2008
O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, participou, na última sexta-feira (5), de uma reunião com a comunidade indígena da etnia Tremembé, na localidade de Varjota, município de Itarema, no Ceará.

No encontro, que contou com as presenças do coordenador regional da Funasa no Ceará, Guaracy Aguiar, do deputado federal Aníbal Gomes e do prefeito de Itarema, Robério Monteiro, Danilo Forte falou sobre os avanços da saúde indígena no País.

Mostrou, por exemplo, a redução da mortalidade infantil nos povos indígenas - em oito anos (2000-2008) caiu de 130/1000 para 46/1000. "No Ceará, esse número é ainda mais expressivo. Apenas 4,7 para cada mil nascidos vivos. Esse número nos deixa muito feliz, pois se compararmos com países da Europa, por exemplo, vemos que as ações realizadas pela Funasa estão dando resultado", completou.

Danilo citou, ainda, a portaria assinada na reunião de planejamento das ações na saúde de 2008, que institui a criação de comissões, a nível central e distrital, para a investigação e prevenção de óbitos infantis nas aldeias (de crianças menores de um ano e em idade fetal). A portaria dará mais autonomia de recursos aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), além de reduzir ainda mais os indicadores de mortalidade nas áreas indígenas.

A presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi/Ceará), Maria de Jesus, ressaltou a importância do encontro que, segundo ela, pôde levar para a aldeia os "olhos" da presidência da Funasa. "Essa vinda do presidente Danilo, bem como a do coordenador Guaracy aqui, nos deixa seguros de que a Fundação está comprometida em ver o que realmente acontece na comunidade, nossas dificuldades, a nossa realidade," disse.Para o coordenador Guaracy Aguiar, a melhor forma de reduzir os índices de mortalidade e doenças nas aldeias é prevenindo. As ações de saneamento promovidas pela Funasa possibilitam essa prevenção. "Quando um sistema de abastecimento leva água tratada para a casa ou quando um banheiro é instalado na residência esta ação permite que as pessoas que moram nela lavem as mãos antes de se alimentar e que os dejetos sejam escoados para o local certo. Isso é levar saúde para a população, finalizou.

Água para Cruz
Danilo Forte fez ainda uma vistoria nas instalações do sistema de abastecimento de água no município de Cruz, no Ceará. Por meio de convênio assinado com a Funasa, em 2006, a prefeitura de Cruz poderá fazer a distribuição da água para 202 famílias, uma obra com a construção de uma adutora com mais de 8.500 metros e uma rede de distribuição com mais de 12.000 metros de extensão. Os investimentos para a área ultrapassam R$ 625 mil.
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tremembé de Almofala
  • TI Córrego João Pereira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.