Cohab construirá moradias para índios e quilombolas

Agência Pará - www.agenciapara.com.br - 08/10/2008
A Companhia de Habitação do Pará (Cohab) abrirá no príximo dia 17 a licitação para contratação de empresas que construirão 60 casas, todas com 39 metros quadrados e em alvenaria, para comunidades indígenas no interior do Estado. As obras visam melhorar as condições de moradia dos índios Guarani, que vivem no município de Jacundá, na região do Lago de Tucuruí, e Suruí, na aldeia Sororó, em São Geraldo do Araguaia, região de Carajás.

Segundo a direção da Cohab, essa é a primeira vez que comunidades tradicionais são incluídas na política estadual de habitação.

A construção das obras respeitará as diversidades culturais das duas aldeias. Técnicos da Cohab visitaram as comunidades indígenas no final do mês passado e verificaram que muitas famílias moram em barracos coletivos, em estado precário, o que contribui para a alta incidência de doenças.

Quilombolas - A Cohab também já realizou, no último dia 2, licitação para a construção de 50 novas moradias para quilombolas (remanescentes de escravos), que vivem em situação de extrema pobreza no município de Mocajuba, região do Tocantins. As obras beneficiarão as comunidades de Icatu, com 30 casas, e Tambaí-Açu, com 20.

As obras de engenharia, tanto nas comunidades indígenas quanto quilombolas, deverão começar até o final de outubro. A Cohab coordenará, também, ações técnicas e sociais nas localidades, voltadas para a preservação do meio ambiente e auto-sustentação das populações. Os cursos serão ministrados durante o período das obras, nas quais será valorizada a mão-de-obra local.
PIB:Sudeste do Pará

Related Protected Areas:

  • TI Sororó
  • TI Nova Jacundá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.