Tremembé vão ter curso superior de Magistério

Diário do Nordeste - diariodonordeste.globo.com - 14/10/2008
A organização do povo Tremembé resultou na oferta de um curso de formação superior para professores da tribo

Sobral. A comunidade Tremembé de Almofala, no município de Itarema, acaba de receber oficialmente a aprovação do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (Mits) - Licenciatura Intercultural Específica. O projeto Mits vem a beneficiar diretamente 39 professores tremembé, habilitando-os a exercerem o Magistério Indígena Tremembé.

De acordo com a legislação específica em vigor, a medida vem para atender às necessidades da Educação Básica Tremembé e segmentos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A experiência de Educação Diferenciada Indígena no município de Itarema se iniciou em 1991, por iniciativa dos próprios Tremembé, com a constituição de uma escola na Comunidade da Praia.

Ultrapassando diversas problemáticas, conseguiram, à época, finalmente, que o Estado reconhecesse oficialmente, por meio do Decreto no 25.970, de 31 de julho de 2000, a criação de sete escolas indígenas Tremembé. Percebendo a importância de uma formação específica e diferenciada de professores, começaram a pensar na criação de um projeto que pudesse dar suporte e autonomia para realizá-la.

Em maio de 2001, os Tremembé organizaram um seminário, cujo produto final foi uma proposta concreta de curso de Magistério Indígena Autônomo, específico, diferenciado e intercultural.

Diversas instituições apoiaram a iniciativa, entre as quais, a Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Ceará (UFC), que, desde 1998, desenvolvia estudos sistemáticos sobre a Educação Tremembé, mediante a pesquisa-ação do então doutorando José Mendes Fonteles Filho (Babi Fonteles) e da professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Sandra Petit.

Em dezembro do mesmo ano, essa experiência, inédita no Ceará, foi escolhida pelo Governo Federal e pela Unesco para representar o Brasil no Seminário Internacional sobre Políticas Educacionais e Lingüísticas, sediado no México.

Ainda naquele mês, no âmbito da UFC, foi criado um Projeto de Extensão como forma de viabilizar recursos humanos e materiais para dar continuidade ao desenvolvimento do curso na comunidade.

Em setembro de 2006, os professores Tremembé, finalmente, receberam seus diplomas em solenidade especial no terreiro da antiga sede da Escola Diferenciada Maria Venância, na comunidade da Praia de Almofala. Em julho daquele ano, com apoio da UFC, através de ações de extensão, da Igreja Metodista, da Prefeitura de Itarema, entre outros parceiros, teve início a sistematização e realização do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (Mits). Com a publicação do Edital do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind, do Ministério da Educação, (Prolind/MEC), em 24 de agosto deste ano, surgiu a grande chance de tornar o Mits visível e reconhecido pela sociedade envolvente.

Para o professor Babi Fonteles, a comunidade indígena consegue, por meio do Mits, se organizar cada vez melhor. "Falar do curso, e dizer que é o primeiro desta modalidade no Nordeste, que a gente poderia se estender um pouco mais, o primeiro da modalidade no país, porque esse curso foi primeiramente criado fora da universidade, criado pela comunidade Tremembé", destaca Babi Fonteles, acrescentando, "este Projeto, portanto, foi feito a muitas mãos, construído no dia-a-dia da comunidade, na vivência dos professores Tremembé em sala de aula e na convivência com os consultores e apoiadores deste trabalho pedagógico, marcado pela especificidade, construção coletiva e interculturalidade", finaliza.

O Prolind/MEC aprovou o Edital do curso em setembro passado. Prevê 4.800 horas, divididas em 48 etapas mensais de 100 horas, totalizando 300 créditos de 16 horas cada, em quatro anos de curso.

WILSON GOMES
Especial para o Regional

Mais informações:
Conselho Indígena Tremembé de Almofala (Cita)
Aldeia da Praia de Almofala, município de Itarema (CE)
(88) 3667.2069 / 3667 / 2111
PIB:Nordeste

Related Protected Areas:

  • TI Tremembé de Almofala
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.