Novo Pólo-base em Angra dos Reis (RJ)

Funasa - www.funasa.gov.br - 07/11/2008
Para reforçar a infra-estrutura e o trabalho operacional da equipe multidisciplinar de saúde indígena nas aldeias do Rio de Janeiro, a Assessoria de Saúde Indígena, da Fundação Nacional de Saúde no Estado (Funasa), instalou o Pólo-base em um novo endereço em Angra dos Reis, litoral sul do Rio. Com ambientes amplos destinados a reuniões, trabalhos administrativos, treinamentos e um laboratório de controle da qualidade da água, o novo Pólo-base tem mais espaço, o que facilita a organização e a comunicação dos profissionais de saúde para o atendimento dos cerca de 600 índios da região.

"O espaço físico contribui muito para o fluxo de comunicação e para o andamento das ações. Anteriormente, não havia espaço para a organização dos materiais da equipe de saúde. Enfim, não tínhamos como atender adequadamente às demandas tanto dos profissionais quanto dos índios", explica Flávia Cristine Tenório dos Santos, administradora do Pólo-base, que conta com cerca de 45 profissionais. Na nova unidade, há controle de estoque de materiais odontológicos, médico-hospitalar e está sendo montada uma pequena farmácia.

Localizado no bairro do Parque Mambucaba, o novo Pólo-base ainda possui um laboratório de controle de qualidade da água, supervisionado pelo farmacêutico-bioquímico Sebastião Marcos Werneck. "Aqui realizamos análise sobre a qualidade da água, a partir de parâmetros físicos e químicos (PH, cor aparente, turbidez e cloro residual livre), e bacteriológicos (coliformes totais e escherichia coli). Com área total de 30 m2, é melhor em estrutura do que o anterior e atende às demandas para as aldeias indígenas, com mais segurança", enfatiza Werneck.
PIB:Sul

Related Protected Areas: