Indígenas recebem orientação sobre conscientização ambiental

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=60155 - 17/04/2009
A Prefeitura de Boa Vista está desenvolvendo um programa para a conscientização ambiental nas comunidades indígenas de Boa Vista. A intenção é orientar os moradores sobre a preservação da fauna e da flora e os cuidados necessários para garantir a qualidade de vida dos nas comunidades.

Neste sábado, 18, os técnicos ambientais da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) estarão na comunidade indígena Campo Alegre, a 64 km de Boa Vista, durante todo o dia.

Serão realizadas palestras e rodas de conversação sobre os impactos e conseqüências do fogo; conservação e preservação da mata ciliar de igarapés e lagoas, preservação da fauna silvestre local e doenças relacionadas à água.

As palestras servirão para mostrar ainda a necessidade de tratar corretamente os resíduos sólidos por meio da coleta seletiva, ajudando na redução do mesmo e que estes poderão ser reciclados pela Cooperativa Unirenda.

As temáticas foram escolhidas de acordo com as análises dos técnicos ambientais da Secretaria, realizadas em conjunto com os moradores das comunidades sobre os principais impactos ambientais causados nas localidades.

Os indígenas também aprenderão sobre a fabricação de compostagem orgânica, com o propósito de gerar renda e melhorar a qualidade da produção agrícola nas comunidades.

O público infantil também participará da programação, sendo envolvido em contação de histórias, desenhos e teatro de fantoches. A localidade Vista Alegre também terá atividades ambientais nos dias 24 e 25 deste mês.

Calendário:
18/04 - Campo Alegre
24 e 25/04 - Vista Alegre
06 e 07/05 - Darora
13 e 15/05 - Ilha
20 e 21/05 - Vista Nova
27 e 28 - Mawixi e Três Irmãos
17 e 18/06 - Milho
24 e 25/06 - Lago Grande
02 e 03/07 - Bom Jesus
09/07 - Morcego
23 e 24/07 - Serra da Moça
28/07 - Serra do Truaru
29 e 30/07 - Truaru da Cabeceira
PIB:Roraima/Lavrado

Related Protected Areas:

  • TI Bom Jesus
  • TI São Marcos
  • TI Serra da Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.