Seaprof desenvolve ações de segurança alimentar

Agência de Notícias do Acre - www.agencia.ac.gov.br - 08/05/2009
Na primeira semana deste maio, os técnicos da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Separof) desenvolveram ações voltadas para a segurança alimentar das comunidades indígenas e não-indígenas do município de Jordão. As ações que vêm sendo desenvolvidas na região incluem manejo de tracajás, roçado sustentáveis, hortas domésticas e comunitárias e implantação de Sistemas Agroflorestais (Safs).

Os gerentes de Sistema de Produção, Altemar Pereira de Lima, e de Extensão Indígena, Dinah Borges, coordenam as ações direcionadas a 200 famílias no município de Jordão, visando a qualidade da dieta alimentar. Está prevista a construção de hortas domésticas e comunitárias com fomento de sementes de hortaliças e legumes nas aldeias Altamira, Mãe Bina e São Joaquim, todas localizadas próximo à cidade do Jordão.

Essas comunidades serão responsáveis pela multiplicação para as demais. Será também construída uma horta comunitária na sede do município no bairro Kaxinawá, que atenderá o consumo de sete famílias e com possível venda do excedente. As instalações já estão sendo construídas pela comunidade, com orientação técnica da Seaprof.

A melhoria do plantel de galinhas caipiras é outra ação que vem sendo implementada. Foram construídas as instalações para recebimento de mil pintos. A ração inicial já está sendo transportada para o município. Será realizado um curso de profilaxia e instalações para aves envolvendo 100 famílias, que receberá cada uma 20 pintos.

Também estão em processo de implantação os roçados sustentáveis. A ação envolverá nove aldeias localizadas no município, em um total de 18 hectares, além de envolver a associação dos seringueiros e agricultores da Reserva Extrativista do Alto Tarauacá (Asareat). No total, 50 famílias estão inseridas com a implantação de 50 hectares de roçados sustentáveis. Já na comunidade São João serão envolvidas 20 famílias e implantados roçados sustentáveis em 20 hectares.

Para a implantação dos Safs já foram disponibilizadas 25 mil sacolinhas para a produção de 9 mil mudas e efetivação da atividades que tem como prioridade a produção de espécies frutíferas. Em parceria com o Projeto SOS Quelônio, IBAMA, Prefeitura do Jordão, AMAAIAC, foi entregue a comunidades indigenas da Aldeia Mãe Bina, Altamira e Nova União, de 3 mil tracajás que foram soltos no Lago Lindo, da Terra Indigena Seringal Independência, seguindo todas as instruções e orientações necessárias feitas IBAMA. Esta alternativa alimentar irá beneficiar 51 famílias.

O governo do Estado em parceria com o Projeto SOS Quelônios, vem ajudando no manejo natural participativo de tracajás, possibilitando a perpetuação da espécie, repovoando os lagos da Terra Indigena, para que esses animais se reproduzam e venham assegurar uma dieta alimentar rica em proteína de grande importância para essas populações.
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Alto Tarauacá
  • TI Kaxinawa Seringal Independência
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.